Inscrições e Seleção 2020-2021


UESPI- LOGO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS- PPGL

ATUALIZAÇÃO DA COVID-19 –Devido às medidas de distanciamento social, atualmente em vigor, tivemos algumas mudanças  no Edital 04/2020.

Processo Seletivo

A seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico em Letras é realizada anualmente, normalmente entre os meses de outubro e dezembro. O processo é conduzido por uma Comissão de Seleção supervisionada pela Coordenação do Programa e submetida à aprovação do Colegiado do Curso. Para o processo seletivo, os candidatos devem apresentar um pré-projeto de pesquisa sobre tema que se enquadre em uma das duas linhas de pesquisa:

1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;

 2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;

 3) Estudos da Linguagem: descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.

  Além disso, os candidatos se submetem a uma prova escrita de conhecimentos específicos, devendo apresentar comprovação de aprovação em teste de proficiência em língua inglesa ou espanhola,  Como etapa final, os candidatos são convocados para uma entrevista e apreciação curricular.

O Programa de Pós-Graduação em Letras realiza seleção, no segundo semestre de cada ano, para ingresso de alunos, mediante publicação de edital na página da UESPI e na página do Programa.