Chamada para dossiê temático


PortuguêsEspanholInglês

CHAMADA PARA TRABALHOS – LETRAS EM REVISTA V.13, n.01, 2022.

PRAZO PARA SUBMISSÃO:05/06/2022

SUBMISSÃO: E-mail: letrasemrevistauespi@gmail.com e pela plataforma da revista

DOSSIÊ: A IMPOLIDEZ/DESCORTESIA E O DISCURSO DO ÓDIO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS PÚBLICAS

Organizadores:

Profa. Dra.Giselda dos Santos Costa (PPGL- Universidade Estadual do Piauí – Brasil)

Profa.Dra.Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta e CLUNL/NOVA, Lisboa, Portugal)

Prof. Dr.Rodrigo Albuquerque (Universidade de Brasília)

Como campo de estudo, a Linguística oferece muitos objetos a serem analisados em linguagem através de muitas teorias que possui, e uma delas é a pragmática. Alguns tópicos são discutidos no campo da sócio-pragmática, como, por exemplo, a impolidez. A impolidez (ou grosseria, hostilidade, incivilidade, agressão verbal, agravamento da face), como fenômeno universal, manifesta-se idiossincraticamente nas culturas, em domínios linguísticos, sociodiscursivos e interacionais, com o objetivo intencional de causar conflito e desarmonia social tanto no âmbito verbal quanto no âmbito não verbal. Considerando, também, que as noções de impolidez podem ser utilmente estendidas à linguagem do ódio.

Para este volume da Letras em Revista, recebemos artigos de pesquisa teórica e experimental que se concentram em vários aspectos da impolidez/discurso do ódio com base em uma coleção de textos online pertencentes a diferentes gêneros (fóruns de discussão, blogs, mídias sociais, tweets, homepages), e em uma variedade de textos e contextos, incluindo, mas não limitado, uso cotidiano da linguagem, ambientes educacionais e acadêmicos, comunicação intercultural, humor e indiretas, discurso online/ comunicação mediada por computador em geral, contextos jurídicos, religiosos etc, e em outros formatos possíveis de serem enquadrados no campo do uso destrutivo da linguagem. Dessa forma, convidamos todos aqueles que se sintam motivados a dialogar sobre o tema aplicado às diversas áreas de atuação profissional a enviarem sua contribuição. Serão aceitas submissões de textos em: Português, Inglês e Espanhol.

SEÇÃO LIVRE: funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos na área dos estudos literários resultantes de pesquisa científica, originais de ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura, e resenhas de livros.

Entre em contato conosco se tiver alguma dúvida!