20 de Março de 2017

UESPI abre seleção para Projeto Laboratório Maria da Penha

Por Vanderson de Paulo

A Universidade Estadual do Piauí -UESPI  torna público a seleção para o Projeto Laboratório Maria da Penha, em parceria entre o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID do Ministério Público do Estado, e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres/Prefeitura Municipal de Teresina- PMT. As inscrições para seleção ocorrem entre os dias 20 à 22 de março de 2017, das 7h às 13:30 na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da IES. Serão 15 vagas destinadas a estudantes da UESPI.

Serão selecionados para participação do projeto, discentes dos cursos de Direito (5 vagas), Psicologia (4), Ciências Sociais (2), Enfermagem (2) e Pedagogia (2). Os acadêmicos serão capacitados para potencializar novas estratégias de promoção e concretização do enfrentamento às práticas de violência contra a mulher.

O projeto visa articular suas ações na perspectiva do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Deste modo, a implementação do Projeto Laboratório Maria da Penha, dissemina e dá cumprimento ao que determina a Lei 11.3401 (Lei Maria da Penha) em sua dimensão social no contexto teresinense. O início do projeto está previsto com aula inaugural para a  próxima segunda-feira, 27 de março.

As ações do projeto serão articuladas sobre as questões de gênero, análise da Lei Maria da Penha, identificação dos avanços e desafios sobre o estudo da violência doméstica e familiar. O projeto está contido em quatro fases:

•  Estudo e debate sobre a Lei Maria da Penha;
  •  Visitas as Instituições que compõem a rede de atendimento à mulher;
  • Encontro no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher;
  • Os laborandos realização projetos de intervenção nas comunidades.

Confira o edital: Edital PREX/UESPI – Laboratório Maria da Penha

ascom.uespi@gmail.com