Prex

16 de Março de 2017

UESPI abre novas inscrições para Programa de Estimulação Cognitiva para Idosos

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), da Universidade Estadual do Piauí, torna público o segundo edital do Programa de Extensão Estimulação Cognitiva para idosos, referente  ao  semestre  letivo 2017.1. O programa oferece 80 vagas, sendo 40 destinadas para os alunos participantes do  Programa Universidade Aberta à Terceira Idade-UNATI da UESPI e 40 vagas destinadas para idosos da comunidade.

Coordenado pelo prof. Me. João Damasceno e desenvolvido por alunos do curso de Psicologia da UESPI, o programa de extensão tem por objetivo prevenir o declínio e o comprometimento das funções cognitivas em idosos, desenvolver as funções cognitivas de modo integrado na população assistida e melhorar a independência e auto estima de pessoas da terceira idade. As atividades são realizadas semestralmente, em quatro grupos de vinte pessoas cada, com estimulação da linguagem, atenção, percepção, memória, emoções e funções executivas, perfazendo um total de 24 horas de atividades em grupo. Ao todo, serão 12 encontros por semestre ocorrendo sempre as  terças e quinta-feiras, de 08:00 as 11:00 , na sede da UNATI, localizada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

“A gente pretende mostrar para eles o quanto é importante estar inserido em outras atividades sociais e produzir para eles uma continuidade de rotina com atividades que eles realmente possam desempenhar”, declara Diego Carvalho Costa, professor do Curso de Psicologia da UESPI. As  inscrições  serão  realizadas  presencialmente no  período  de 23 de março a 05 de abril de 2017,  das  08h às  12h,  na  Coordenação  da  Universidade  Aberta  à Terceira  Idade(UNATI),  localizada no Campus Poeta “Torquato Neto”, próxima à coordenação do Curso de Educação Física. Os interessados devem possuir no mínimo 60 anos de idade e comparecer no ato da inscrição com os seguintes documentos: copia do Registro Geral (RG); copia do CPF e foto 3/4.

“O programa de Estimulação Cognitiva para Idosos vai trazer um grande impacto social”, declara o prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-Reitor de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários. “Teremos nossos estudantes do Curso de Psicologia colocando em prática o que eles aprendem  enquanto profissionais e a universidade prestando um serviço significativo para a comunidade”, acrescenta.

Confira o edital e o aditivo nº 01.