16 de Março de 2017

Reitor recebe visita de prefeito de Redenção do Gurguéia e discute auxílio a municípios da região sul

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso Batista, recebeu na manhã desta quinta (16) a visita do prefeito Dr. Macaxeira (Ângelo José Sena Santos), da cidade de Redenção do Gurgueia, localizada ao sul do Piauí. Juntamente com o Pró-reitor de Planejamento, Paulo Henrique Pinheiro, o reitor ouviu as demandas do gestor, focadas principalmente na área de educação.

uespi

Paulo Henrique, Dr. Macaxeira e Nouga Cardoso Batista

“O que nos motivou a procurar o reitor da UESPI foi nossa carência com relação ao nosso alunado no interior, e também a capacitação dos nossos professores, porque estamos distantes da capital e isto ao longo do tempo gerou uma deficiência nessa área. Nós detectamos que há essa necessidade de um investimento em pessoal, para que nossos alunos e professores possam cada vez mais galgar posições melhores”, esclareceu o prefeito.

Ainda segundo ele, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município é baixo, e com um grande índice de reprovação. “Sozinhos não podemos resolver isso, temos que buscar parcerias com o governo do estado, com a iniciativa privada, e isso nós estamos fazendo, e iremos tentar mudar essa realidade”, acrescentou. Uma das ideias apresentadas como exemplo pelo reitor foi o uso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que já é executado em alguns municípios parceiros da UESPI. Os bolsistas, alunos de Licenciatura a partir do 4º semestre, atuam dentro das escolas, no planejamento, ajudando a direção, fazendo monitoria, e ajudando os professores na alfabetização dos alunos.

uespi

“O prefeito veio em busca de conhecer em que programas a UESPI poderia auxiliar na gestão municipal, foi uma conversa muito boa, inclusive estabelecendo a possibilidade na próxima semana de termos um encontro na cidade de Corrente, com todos os prefeitos da região sul do Piauí. O intuito é atender não só a cidade de Redenção, mas de todos os municípios que compõem aquela região do estado”, relatou o reitor Nouga. O encontro com os prefeitos será realizado no dia 24 de março.

Para o reitor, essas parcerias não apenas fortalecem a presença da UESPI nos municípios, mas também melhoram a administração da gestão pública nos mais diferentes setores, desde a administração, passando pela questão da educação, da saúde, e em outras políticas que o município possa desenvolver. “Nós vamos lá para que os prefeitos apresentem todas as suas demandas, seja na área de educação, seja em outras áreas. A UESPI vai apresentar a possibilidade de contribuição em todas essas políticas, aqui nós exemplificamos o caso do PIBID mas não nos resumiremos a essas possibilidade”, garantiu Nouga.

ascom.uespi@gmail.com