Notícias

16 de Março de 2017

Projeto de extensão da Uespi leva leitura para crianças da Santa Maria da Codipi

Por Daniely Viana

Os livros proporcionam um verdadeiro mundo de sonhos e imaginação para as crianças. Pensando nisso, o projeto “Amigos do Livro e Outras Nuvens”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está oportunizando atividades que estimulam práticas de leitura, desenho e pintura para crianças da região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Ciências Sociais, Luciano Melo, através do Programa de Extensão Humanismo Caboclo – Educação e Cidadania. Além disso, conta com a participação de quatro jovens, entre eles, dois estudantes dos cursos de Letras/Português e Ciências Sociais da UESPI, todos moradores da Grande Santa Maria da Codipi. Ao longo das atividades, outros interlocutores habitantes da região, foram convidados.

A ideia de levar a leitura para crianças da região nasceu após uma roda de conversa entre um dos estudantes, João Pedro, e o professor Luciano. De acordo com o docente, o objetivo é proporcionar para o público, cerca de 21 crianças, uma vida com mais alegrias e aprendizados. “A partir da exploração de nossas potencialidades humanas como cognição, afetos e interações, as crianças são levadas a compreender-se melhor e, ao mesmo tempo, viver de modo mais equilibrado e feliz”, explica Luciano.

Maria Rita, de 10 anos, e Pedro, de 11 anos, participam do projeto e, hoje, ajudam outras crianças no momento da leitura. “A gente aprende não só a ler melhor, mas também a escrever, interagir com outras pessoas e até ensinar. O melhor é que tenho muito apoio dos meus pais”, conta Maria Rita.

IMG_20170311_174319799

Biblioteca nas Nuvens

O projeto também inclui outra atividade que chama bastante atenção de mães e pais: a Biblioteca nas Nuvens. Uma vez por mês, o Amigos do Livro e Outras Nuvens circula nas ruas do bairro a partir de uma casa que os acolhe. Assim, é montando uma biblioteca ambulante para dialogar com a comunidade.

“A biblioteca é uma forma de incentivar a leitura e integrar a criança junto aos pais e educadores sociais, além de propor momentos de conversa, entretenimento e leitura junto à comunidade. Nesse primeiro momento tivemos a participação de, pelo menos, cinco mães com suas respectivas crianças. Isso nos deixou muito felizes”, ressalta Luciano.

Bety foi uma das mães que abraçou a ideia. Com o pequeno Ângelo, de 4 anos, ela conta que há anos não praticava desenho e pintura. “O legal que pude voltar a ser criança junto com meu filho. Agora em diante, sempre vou levá-lo para esse tipo de atividade, pois é muito importante”, afirma.

As atividades do Amigos do Livro e Outras Nuvens ocorrem todos os sábados. O momento abrange: contação de história, exercícios expressivos de desenho e pintura, práticas de leitura, aulas de flauta, teatro e interpretação textual.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com