16 de Março de 2017

Projeto de extensão da Uespi leva leitura para crianças da Santa Maria da Codipi

Por Daniely Viana

Os livros proporcionam um verdadeiro mundo de sonhos e imaginação para as crianças. Pensando nisso, o projeto “Amigos do Livro e Outras Nuvens”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está oportunizando atividades que estimulam práticas de leitura, desenho e pintura para crianças da região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Ciências Sociais, Luciano Melo, através do Programa de Extensão Humanismo Caboclo – Educação e Cidadania. Além disso, conta com a participação de quatro jovens, entre eles, dois estudantes dos cursos de Letras/Português e Ciências Sociais da UESPI, todos moradores da Grande Santa Maria da Codipi. Ao longo das atividades, outros interlocutores habitantes da região, foram convidados.

A ideia de levar a leitura para crianças da região nasceu após uma roda de conversa entre um dos estudantes, João Pedro, e o professor Luciano. De acordo com o docente, o objetivo é proporcionar para o público, cerca de 21 crianças, uma vida com mais alegrias e aprendizados. “A partir da exploração de nossas potencialidades humanas como cognição, afetos e interações, as crianças são levadas a compreender-se melhor e, ao mesmo tempo, viver de modo mais equilibrado e feliz”, explica Luciano.

Maria Rita, de 10 anos, e Pedro, de 11 anos, participam do projeto e, hoje, ajudam outras crianças no momento da leitura. “A gente aprende não só a ler melhor, mas também a escrever, interagir com outras pessoas e até ensinar. O melhor é que tenho muito apoio dos meus pais”, conta Maria Rita.

IMG_20170311_174319799

Biblioteca nas Nuvens

O projeto também inclui outra atividade que chama bastante atenção de mães e pais: a Biblioteca nas Nuvens. Uma vez por mês, o Amigos do Livro e Outras Nuvens circula nas ruas do bairro a partir de uma casa que os acolhe. Assim, é montando uma biblioteca ambulante para dialogar com a comunidade.

“A biblioteca é uma forma de incentivar a leitura e integrar a criança junto aos pais e educadores sociais, além de propor momentos de conversa, entretenimento e leitura junto à comunidade. Nesse primeiro momento tivemos a participação de, pelo menos, cinco mães com suas respectivas crianças. Isso nos deixou muito felizes”, ressalta Luciano.

Bety foi uma das mães que abraçou a ideia. Com o pequeno Ângelo, de 4 anos, ela conta que há anos não praticava desenho e pintura. “O legal que pude voltar a ser criança junto com meu filho. Agora em diante, sempre vou levá-lo para esse tipo de atividade, pois é muito importante”, afirma.

As atividades do Amigos do Livro e Outras Nuvens ocorrem todos os sábados. O momento abrange: contação de história, exercícios expressivos de desenho e pintura, práticas de leitura, aulas de flauta, teatro e interpretação textual.

ascom.uespi@gmail.com