18 de Junho de 2015

Diretoria das Relações Internacionais promove palestra sobre sistema educacional americano

Júnior Ribeiro

Com 0 objetivo de promover a troca de experiências entre professores dos dois países, as professoras americanas Jeniffer Perry-Daly e Alisson Wellere realizaram palestra sobre o sistema educacional americano na última quarta-feira (17), no auditório do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Torquato Neto). A palestra, direcionada a professores e alunos do curso de Inglês da IES, foi uma parceria da UESPI, por meio do Departamento de Relações Internacionais (DRI), com o Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José Ayremoraes Soares – CCL.

Jennifer Perry-Daly (à esquerda) e Alisson Wellere (à direita) são professoras de História nos Estados Unidos

Segundo a professora do CCL, Josélia Batista, cerca 20 professores norte-americanos foram selecionados para passar três semanas no Brasil, através do programa de intercâmbio para docentes, Teacher for Global Classroom, idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Jeniffer e Alisson foram as selecionadas para virem ao Piauí.

“Nós queremos aprender com vocês” foi como Jeniffer Perry-Daly iniciou sua fala na palestra. “Nós temos muitas similaridades. O que eu pude perceber é que nós temos, em alguns casos, os mesmos desafios. Mas estou impressionada com cada escola que a gente visitou, e com o trabalho de professores e alunos que se empenham, todos os dias, para o aprendizado da língua inglesa”, disse a professora. Já Alisson Wellere destacou a motivação dos professores brasileiros. “É inspirador ver que os professores daqui são capazes de trabalhar com recursos limitados, em comparação com o que temos nos Estados Unidos, e ainda assim motivar os estudantes. O modo como eles interagem com os alunos e como os engajam na aula é algo que eu levarei comigo e que me fará ser uma professora melhor”, finalizou.

Professores e alunos do curso de Inglês da UESPI tiraram dúvidas sobre o sistema educacional americano durante a palestra

A diretora da DRI, professora Dra. Nadja Caetano, ressaltou a importância da parceria da UESPI com o CCL nesse projeto. “Foi uma oportunidade dos alunos entrarem em contato não só com a realidade do sistema educacional americano, através da experiência dessas professoras no sistema, como também oportunizar uma mini imersão na língua inglesa, já que a palestra foi proferida em inglês”, concluiu.

“Técnicas estão sempre surgindo. Educação não é algo parado. Então é sempre bom se reciclar e buscar com elas o que está funcionando lá e trazer para cá também”, disse a professora Marília Moura, que é egressa do curso de Inglês da UESPI, e participante da palestra.

De Teresina, as professoras irão à Salvador-BA para conclusão das atividades do programa, onde ficarão até o dia 25 de junho, dia em que retornarão aos Estados Unidos.

ascom.uespi@gmail.com