24 de Fevereiro de 2014

Alunas do PARFOR/UESPI regressam de intercâmbio em universidade de Portugal

Por: Aldenice Sousa

Estudar no exterior é o desejo de muitos estudantes brasileiros. Para Hildeni de Sousa e Raimunda Nonata Cavalcante a oportunidade veio através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que possibilitou o intercâmbio na Universidade de Aveiro, em Portugal. No retorno, as alunas foram recebidas (24/02) na reitoria da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

“Este é um momento de reconhecimento, tanto às alunas como a essa importante política de governo que tem privilegiado a educação”, destacou a reitora em exercício Bárbara Melo. “A UESPI se orgulha e agradece a todos que fazem parte desta conquista”.

Hildeni de Sousa, Professora na cidade de Barras

Hildeni e Raimunda Nonata atuam como professoras  na rede pública de ensino nas cidades de Barras e Dom Inocêncio. Eles participaram de intercâmbio financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A Universidade de Aveiro é referência em todo o mundo na formação de professores. “Durante a estadia em Aveiro compreendemos, por exemplo, quais as maneiras de se lidar com crianças especiais, o que ainda é um desafio, tanto para a escola quanto para a família”, comenta Hildeni de Sousa. Raimunda Nonata afirma que o conhecimento adquirido será compartilhado com os colegas de PARFOR e deverá ser aplicado em sala de aula. “Foi uma experiência extraordinária. Fomos um dos poucos a representar o PARFOR e o Piauí na instituição europeia”, ressalta.

Raimunda Nonata, professora da cidade de Dom Inocêncio

O objetivo desse intercâmbio é oferecer a professores da educação básica  o conhecimento de técnicas pedagógicas voltadas  à educação infantil. “Essa experiência contribui para a qualidade da formação  dos docentes. Nosso objetivo é o de possibilitar a fomentação destas ações”, pontuou o Prof. Raimundo Dutra, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI.

Bárbara Melo ainda destacou que as bolsas de intercâmbio representam um novo momento no ensino público. Há pouco tempo elas se destinavam apenas a doutoramentos. Agora a UESPI possui diversas bolsas em vários programas especiais como o PARFOR e PIBID. Na graduação, atualmente há  alunos com bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras, em cursos na Europa e Estados Unidos, com duração média de um ano. Até o final de 2014 a previsão é que o número de bolsas seja ampliado.

ascom.uespi@gmail.com