17 de Janeiro de 2014

UESPI inicia matrícula institucional do SiSU com grande movimentação de estudantes

Nesta sexta-feira, 17, iniciaram-se as Matrículas Institucionais da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, referentes ao Sistema de Seleção Unificada – SiSU.  Todo sistema é informatizado e conta com vários colaboradores,  divididos para realizarem matrículas por curso e campus.

Yuri Costa é um destes colaboradores e ficou responsável pelas inscrições dos aprovados para a FACIME, ou seja, para cursos da área de saúde. Ele trabalha com dois sistemas: o da Instituição e o do Ministério da Educação – MEC. “Estamos trabalhando com o sistema do MEC, para assegurarmos a vaga dos candidatos, e o nosso sistema, para termos uma noção dos alunos matriculados ou não e assim fazermos as próximas chamadas do SiSU.”

Muitos egressos do Ensino Médio percorrem distâncias consideráveis para realizarem o sonho de ingressarem no Ensino Superior. É o caso de Lana Araújo, que veio do município de Matias Olímpio, Piauí, para fazer sua matrícula no curso de Ciências Biológicas. Segundo ela, a UESPI é bem vista no interior do Estado. “Biologia era o curso que sempre quis e poder cursar na UESPI será muito bom, pois tenho boas referências da universidade por parte dos meus amigos que já estudam aqui e falam que tem bons professores e que o curso é legal”, afirmou Lana.

Já Ana Maeli Hoinartz Schmitz percorreu uma distância ainda maior, viajando cerca de 3000 km, do Paraná (PR) para cursar Medicina. “É uma realização pessoal.  Tenho boas expectativas do curso na UESPI, vou mudar de cidade e espero aprender muito e servir às pessoas da melhor forma, já que o curso de medicina tem esse propósito’’, comenta Ana Maeli.

Ana Maeli Hoinartz Schmitz  aprovada no curso de Medicina

Outro caso comum através do SiSU é o estudante querer um curso e acabar optando por outro, devido a mudança diária da nota de corte. Esse é o caso de Jainara Barbosa, que cursará Pedagogia no Campus Poeta Torquato Neto. “Minha primeira opção era Jornalismo, mas consegui vaga para Pedagogia. Este foi meu primeiro vestibular e estou ansiosa para conhecer este novo mundo que é a universidade”, destacou Jainara.

Jainara Barbosa – aprovada no curso de Pedagogia

O Pró-reitor de Ensino e Graduação-PREG- UESPI, Francisco Soares, destaca que este ano foram cerca de 111 mil inscritos. A UESPI dispõe de 107 cursos em 14 unidades. O curso mais concorrido foi o de Educação Física com cerca de 4.500 alunos inscritos, seguido por Medicina, com 3.042 inscritos, e Psicologia, com 2.298 inscritos. O curso mais concorrido no interior do Piauí foi Direito, em Bom Jesus, com cerca de 1.678 inscritos. O Pró-reitor alerta para os que os candidatos que não fizerem a matrícula serão considerados desistentes.

Os candidatos devem se dirigir ao Campus Poeta Torquato Neto, caso tenha sido aprovado para cidade de Teresina, mesmo que a aprovação seja para o Campus Clóvis Moura ou Faculdade de Ciências Médicas – FACIME.  Já os aprovados para o interior do Estado, devem se dirigir para os respectivos Campi. As matrículas do SiSU continuam até terça-feira, 21, em horário comercial (das 8h às 12h e das 14 às 18h).

Por Jhayson Phillipe e Ruth Carioca

ascom.uespi@gmail.com