4 de Setembro de 2013

II Jornada de Fisioterapia reafirma a qualidade do curso para docentes e discentes da área

O corpo discente e docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, que tem a referida graduação como referência nacional por ser um dos melhores cursos do país, conquistando três vezes seguida nota 5 (máxima) no Exame Nacional de Desempenho de Estudante – ENADE, organizou a II Jornada de Fisioterapia, no último fim de semana.

Mesa de honra com os principais representantes do evento

O evento começou na sexta-feira, 30 de agosto, com vários mini cursos e palestras durante manhã e tarde. Durante à noite, no Auditório do Hospital São Marcos, aconteceu a palestra magna com o Doutor Jullius Fontes de Queiroz, que acompanhou a dupla de Volei de praia e medalhistas olímpicas, Juliana e Larissa, por quase dez anos. O doutor falou sobre o papel da fisioterapia no atual cenário desportivo brasileiro e sobre suas experiências ligadas ao esporte, além da sua área de especialização.

O Doutor Jullius esteve na presença de sua esposa, Amanda Monteiro

“Desde quando ainda era acadêmico que tenho afinidade com a área do desporto. Daí fui sugado para o ramo. Trabalhei com docência e, hoje, além da minha clínica, viajo todo Brasil ministrando palestras. Nós, fisioterapeutas, somos vistos só como quem trata, mas não é bem assim, trabalhamos também para prevenir, mas não são todos que percebem isso, só nos procuram quando estão lesionados. Hoje, minha clínica é dentro de uma academia, onde fazemos um trabalho multidisciplinar e contamos com massagistas, fisiologistas, médicos, nutricionistas, dentre outros profissionais”, destaca Jullius.

Para a professora Daisy Satomi Ykeda, Coordenadora da jornada, o curso sendo um dos cinco melhores do país traz uma grande responsabilidade para os organizadores da jornada, tendo em vista que não somente o evento tinha que ser bem organizado, mas também as apresentações de trabalhos por parte dos alunos. “Tínhamos a responsabilidade e obrigação de fazer um bom evento por estarmos entre os 5 melhores cursos do país, além de dar mais visibilidade para a instituição. Já os alunos têm a oportunidade de apresentarem seus trabalhos científicos, além de colocarem em prática algumas atividades vistas em sala de aula”, explica a professora.

A professora Daisy Satomi coordenou a jornada junto com os alunos do 10º período do curso

O Vice Reitor, Nouga Cardoso Batista, esteve presente na noite de sexta-feira, no Auditório do Hospital São Marcos, para representar a Administração Superior da UESPI. Em nome do Reitor, o Prof. Nouga Cardoso afirmou que o curso de Fisioterapia da Universidade é referência nacional por ser de excelência, trazendo assim uma confiabilidade para comunidade. “O curso de Fisioterapia nos enche de orgulho pelos resultados obtidos no ENADE e em concursos. Ele vem desempenhando relevante papel para fortalecimento da nossa Instituição. Essa base de confiabilidade para com a população mostra como nossa formação acadêmica é boa, mostra nossa qualidade e coloca a Faculdade de Ciências Médicas – FACIME entre as melhores não somente do Piauí, mas do Brasil”, reafirma o Vice Reitor.

Vice Reitor Nouga Cardoso esteve presente representando a Administração Superior da UESPI

Kamilla Vilanova é estudantes do 4º período de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho e comentou que a jornada é importante por proporcionar aprendizado, conhecer outros profissionais e que a palestra foi importante porque, no futuro,  ela pode vir a atuar no esporte. “É importante ver coisas diferentes do que costumamos ver no dia a dia em sala de aula, conhecer profissionais e quanto a palestra de hoje, quem sabe não posso atuar no esporte também”, destacou Kamilla.

Kamilla Vilanova destacou a importância do evento na sua formação acadêmica

De acordo com a Coordenadora do curso de Fisioterapia da UESPI, Gisella Lustosa Serafim, o curso está proporcionando a vinda de profissionais conceituados, aumentando a expectativa e confiabilidade para os interessados. “Sentíamos uma carência de eventos do curso de Fisioterapia, pois somos um dos melhores cursos do Brasil e para a Jornada, que vem sendo realizada desde o ano passado, vem para reafirmar a confiabilidade , com várias atividades realizadas e a vinda de grandes profissionais “, comentou a coordenadora.

A coordenadora de Fisioterapia, Gisella Lustosa reiterou que o curso é um dos 5 melhores do país

Como presidente acadêmica da jornada, Lúcia de Fátima, falou sobre as expectativas, integração e práticas durante o evento. “Minha turma, do 10º período, está organizando a jornada e as expectativas quanto às inscrições foram superadas, uma vez que quase 200 pessoas se inscreveram. Tivemos apoio das outras instituições e a integração durante estes dias foi muito importante. Está sendo satisfatório realizar a jornada, pois podemos apresentar trabalhos, colocando assim em prática o que aprendemos”, pontua a discente.

Lúcia de Fátima enquanto presidente acadêmica da jornada afirmou que foi satisfatório trabalhar na organização do evento

A Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Mírian Palha Dias Parente, apontou como importante a soma de conhecimento de um evento como esse, além de agregar junto à outras Instituições. “É super importante a realização de um evento deste nível para a gente, pois assim podemos agregar junto com as demais instituições, além de ser uma grande soma de conhecimento”, finalizou a diretora.

A doutora e diretora do CCS, Mirian Parente destacou evento como esse é uma soma de conhecimento

Por Jhayson Phillipe (Estagiário ASCOM) / Sammara Jericó (chefe de redação)

ascom.uespi@gmail.com