26 de Junho de 2013

PARFOR/UESPI promove em Bom Jesus cursos de extensão sobre leitura e escrita

Desenvolver atividades que visam complementar os saberes e as práticas educativas dos acadêmicos. Foi com esse intuito que a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Dom José Vásquez Díaz, no município de Bom Jesus através do Plano  Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR realizou no dia 22 de junho, a socialização das atividades desenvolvidas em dois cursos de extensão: “Oficina de Ler” e “Criar e Encantar: arte da contação de histórias”.

“As oficinas visam ampliar competências de leitura e escrita dando ênfase às habilidades de confecção de materiais didáticos e à arte de contação de histórias”, ressalta a Profª. formadora Ms. Célia Camelo de Sousa. A oficina de leitura e produção de textos acadêmicos teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção de textos acadêmicos e conhecimentos da estrutura dos mais variados gêneros usados no contexto científico. “Que o melhor método para se atingir um bom nível de escrita reside na leitura e reescrita do próprio texto, seja acadêmico ou não. É o que propomos aos participantes dessa oficina”, assegura o Profº. formador Dr. Adriano Lima Drummond.

Acompanhando a socialização das atividades, tivemos a presença da Coord. do curso de Pedagogia Profª. Drª Maria de Jesus Queiroz Alencar e a Coord. do curso de Letras – Português, Profª. Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva. No relato das coordenadoras foi destacado o compromisso da UESPI em continuar dinamizando estratégias diversificadas de formação inicial e continuada de professores, atendendo desta forma os mais diversos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade PARFOR.

A coordenadora local do polo de Bom Jesus, Profª. Evangelita Carvalho da Nóbrega, destacou que o PARFOR vem contribuindo com o novo processo histórico de formação de professores. “As oficinas agregaram conhecimentos extracurriculares, despertando reflexões na importância do ler, da arte de contar histórias, discutindo importância da criatividade, imaginação e do lúdico. Além de os alunos (as) de vários cursos do PARFOR aprofundarem os conhecimentos sobre leitura, interpretação e produção de textos”, concluiu.

Por: Luana Torres (Estagiária-Ascom)

ascom.uespi@gmail.com