Notícias

27 de Junho de 2013

Alunos do curso de Geografia de Barras realizam Pesquisa de Campo

Preocupados com a situação hídrica de Barras, os acadêmicos do Bloco III do curso de Licenciatura Plena do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI Campus Rio Marataoan, no município de Barras – PI, realizaram no último dia 22 de Junho, um “Estudo do Meio sobre Água: problemas existentes no município de Barras – PI”. Os discentes foram orientados pelo Prof. Especialista Kennedy José.

Segundo a coordenadoria da pesquisa, o trabalho além de colocar em pratica o tripé da Universidade que é pesquisa, ensino e extensão, proporcionou aos participantes a discussão e utilização dos procedimentos, recursos e técnicas disponíveis no ensino de geografia. “Podemos identificar os problemas existentes no entorno do setor de captação de água in natura do município de Barras – PI, avaliando as condições socioambiental; viabilização dos riscos relativos a ingestão de água não tratada analisando ocorrências causadas pela veiculação hídrica; adotação de atitude responsável em relação ao Meio Ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena em um ambiente conservado e saudável”, pontua.

Foram visitados o Setor de Captação de Água Bruta, a Estação de Tratamento de Água – ETA e o Rio Longá. Em outro momento os discentes do Bloco V e parte do corpo docente da do curso de Geografia da UESPI, realizaram na Escola Gervásio Costa, a culminância da disciplina de Projeto Interdisciplinar na Escola, onde foi avaliado, a Escola e o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio em algumas Escolas da Zona Urbana.

“Esse trabalho é de fundamental importância, pois, além de colocarmos em evidencia uns dos tripés desta IES que é a pesquisa, conseguimos aumentar nossos conhecimentos sobre as questões hídricas de nosso município que é privilegiado por possuir um potencial hídrico enorme com dois rios e quatro riachos”, destaca José Batista, estudante pesquisador.

Por: Luana Torres (Estagiária-Ascom) 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398