11 de Setembro de 2019

África Brasil reúne teóricos africanos e afro-brasileiros

Por Priscila Fernandes

A 6° edição do África Brasil acontece entre os dias 20 e 22 de novembro e reúne teóricos (as) africanos e afro-brasileiros (as) que trarão discussões sobre a importância do estudo da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. O tema desse ano será Narrativas e Direitos Humanos.

O evento acontece bienalmente e já se consagrou como uma das maiores solenidades acadêmicas que aborda a afrodescendência do Brasil e da América. Desde de sua primeira edição, o encontro conta com a presença de palestrantes, que são escritores, professores, jornalistas e contadores de histórias locais e estrangeiros, de países como São Tomé e Príncipe, Nigéria, Congo, Moçambique e Bolívia, além dos professores das Universidades Estaduais e Federais do Piauí.

A programação dessa edição permite uma reflexão sobre o valor da história e das culturas africanas e afro-brasileiras como passo de mudança de paradigma, abarcando as diferenças e reconstruindo outros modos de enfrentamento. De acordo com a professora Irineia Lino Cesário, da Faculdade Fortium no Distrito Federal, afirma que o evento contribui para a legitimação e o conhecimento científico dos professores e pesquisadores presentes nas discussões.

A professora participará de plaestras, mesas-redondas e discussões da 6° edição do África Brasil

A professora participará de palestras, mesas-redondas e discussões da 6° edição do África Brasil

“O evento reconhece os discursos literários, históricos, sócio-culturais produzidos por esses estudiosos. Além disso, traz luz à relevância da obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras (segundo a Lei 10.639/03), pois, citando Marcos Santos, trata-se de uma conquista ímpar, inesquecível e divisora de tempos na história da educação brasileira e mundial, herdeiras de alguma forma, das diásporas negras da Mãe-África”, destaca.

O Prof. Dr. Cleber Santos, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), irá promover uma discussão sobre a obra “Rebeliões da Senzala”, do intelectual Clóvis Moura.

“Ao longo da vida, Clóvis Moura publicou vários títulos focando a temática racial e o negro no Brasil. Alguns já se tornaram clássicos: Sociologia do Negro no Brasil; História do Negro Brasileiro; além, é claro, de Rebeliões da Senzala. Então, é importante trazer essas reflexões reafirmando o objetivo do evento”, pontua.

O professor afirma que será uma honra muito grande participar do África-Brasil, na UESPI para falar de Clóvis Moura

O professor afirma que será uma honra muito grande participar do África-Brasil na UESPI para falar de Clóvis Moura | Foto: divulgação

A professora Tania Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ressalta que o África Brasil é uma oportunidade de voz aos pesquisadores que representam as minorias.

De acordo com a professora, o evento oportuniza minorias | Foto: Portal UFRN

“África Brasil é inclusão de pesquisadores quilombolas afro-indígenas na luta por um mundo mais justo, inclusivo, ecológico. É nossa luta no combate ao racismo, mas sobretudo um mundo onde todas as minorias tenham um lugar ao sol”, finaliza a professora que também estará participando do evento.

Confira a programação completa

Inscrições

Os interessados em participar como ouvintes do encontro devem inscrever-se no site. A lista dos trabalhos selecionados para apresentação já está disponível.

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br