10 de Setembro de 2019

Projetos de extensão beneficiam alunos do NUTI e UNATI

Por Priscila Fernandes

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI) promovem vários projetos de extensão para seus alunos. Aulas de teatro, técnicas de manejo de computador, educação física ao ar livre, atividades recreativas são algumas das atividades promovidas pelos programas.

Os programas contemplam mais de 500 idosos  com idade entre  65 até 70 anos. O Coordenador da UNATI, Evaldo Coelho, afirma que sempre tenta trazer aos alunos atividades complementares além da sala de aula, e eles se mostram receptivos e sempre participam.

Os alunos participam de matérias que eles mesmo escolhem de acordo com sua necessidade

“É gratificante para nós observarmos o quanto eles gostam de participar dos projetos. Nós montamos e colocamos as disciplinas de acordo com a necessidade dos nossos alunos, a partir disso, eles escolhem quais aulas irão querer. Temos aulas relacionadas à atividade física, teatro, tecnologia, entre outras”, pontua.

O professor Moisés Mendes, coordenador do NUTI, acrescenta sobre os resultados observados ao longo do programa. “Nós já vimos pessoas chegarem nas aulas com depressão, problemas corporais ou de socialização e com um mês já estarem mais desenvoltas e apresentarem uma melhora significante. A UNATI é como se fosse a segunda casa deles, as aulas ajudam bastante nos principais fatores da terceira idade que são a solidão, depressão, entre outros”, afirma.

Teatro com o idoso

Uma das atividades promovidas é o “Teatro com Idoso” que são aulas com o Grupo de Teatro, ministradas pelo professor Moisés Chaves. As aulas buscam levar o idoso a trabalhar a socialização, técnicas corporais, de fala e memorização, além de envolver os alunos em uma atividade fora da sala de aula.

Atividade de memorização realizada na aula de Teatro com Idoso

“Quando nós vemos as atitudes deles durante aula é um aprendizado. Nós observamos as capacidades de percepção e memorização evoluindo a cada aula pra mim é gratificante. Vai além das minhas capacidades técnicas como professor”, relata o professor Moisés Chaves.

A dona Rosa Maria Caula, de 74 anos, mora em Altos e todas as terças e quintas-feiras vem da sua cidade para assistir as aula. Ela afirma que a UNATI é a realização de um sonho de criança. “Eu sempre quis estudar na universidade. A UNATI pra m é a realização dessa vontade e, ainda, me mostrou que sou capaz de mais. Quero fazer um curso superior do cuimrso de Direito e a UNATI foi fundamental para essa escolha”, finaliza a aluna.

Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI):

É um programa da UESPI que atende pessoas a partir de 55 anos de idade, desenvolvendo atividades intelectuais, considerando as perspectivas da educação continuada e estimulando o resgate da cidadania.

O projeto foi implantado em abril de 2007 e oferece disciplinas de diversas áreas, distribuídas em cinco módulos, com quatro disciplinas por semestre. As aulas são ministradas em dois dias da semana, no turno da manhã. O projeto tem carga horária total de 400 horas, com duração de dois anos e meio e funciona no Campus Poeta Torquato Neto em Teresina (PI).

As aulas da UNATI são ministradas por professores da UESPI, como complemento de carga horária; ex-alunos da UESPI ou professores convidados da comunidade. Também fazem parte da programação da UNATI as atividades sociais, como comemorações de datas, palestras, passeios e participação em eventos científicos e culturais em todo o Brasil.

Para participar da UNATI é necessário realizar uma seleção que exige do candidato a produção de uma redação. O próximo processo seletivo será realizado em janeiro de 2020.

Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (NUTI):

É um projeto que busca proporcionar uma melhor qualidade de vida, por meio da participação em atividades físicas, culturais e de lazer. Foi implantado em maio de 2003, motivado pelo aumento da expectativa de vida da população e a consequente necessidade de incentivo à adoção de uma alimentação mais equilibrada aliada à prática regular de atividades físicas.

O objetivo é garantir o envelhecimento ativo e saudável com atividades junto à sociedade, proporcionando a elevação da auto-estima. As atividades são desenvolvidas por alunos extensionistas dos cursos de Educação Física e Medicina. O núcleo funciona com encontros duas vezes por semana, com duração de uma hora/aula, nos turnos manhã e tarde. Nas aulas são desenvolvidas atividades físicas, como: ginástica localizada, recreativa e aeróbica de baixo impacto, utilizando materiais alternativos como bola, toalha, bastões, halteres e elástico; além da dança e de jogos recreativos.

Para participar do NUTI o interessado deve procurar a coordenação do programa, munido de documentos pessoais ( RG, CPF, comprovante de residência) e atestado médico. A coordenação fica localizada no campus Poeta Torquato Neto. São aceitos alunos a partir de 55 anos de idade.

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br