10 de Setembro de 2019

Curso Interdisciplinar sobre Estudos de Gênero da UESPI discute as Fontes para a Pesquisa de Gênero

Por Arnaldo Alves

O Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero (GRUPEHCGE) realiza neste sábado (14), às 08h, mais uma aula do Curso Interdisciplinar Sobre Teoria e Metodologia dos Estudos de Gênero: Educação, História e Sociedade, no Auditório do Palácio do Pirajá, campus Poeta Torquato Neto – Teresina. A aula será ministrada pela professora Ana Karoline de Freitas, com a temática “Fontes para a Pesquisa de Gênero”.

Egressa do curso de História da UESPI, a professora Ana Karoline de Freitas disse que em sua palestra serão abordados assuntos relacionados aos estudos de gênero na produção historiográfica a partir das possibilidades de fontes relacionadas aos temas “mulheres e masculinidades”.  Além disso, outra questão discutida será como o campo e as pesquisas de gênero se constituíram no Piauí e as fontes utilizadas nas produções dessas pesquisas.

“A importância dessa abordagem está relacionada com as possibilidades de pesquisas de gênero para os alunos, oferecendo possibilidades de fontes diversas para a produção de futuros projetos. Dessa maneira, desenvolvendo os estudos de gênero na academia e nas pesquisas de história”, destaca.

Segundo a Profª Drª Joseanne Marinho, o curso visa discutir questões na academia, fazendo com que os participantes debatam e intervenham nos espaços sociais que estão além da universidade. “A ideia do projeto é oportunizar uma discussão teórico-metodológica sobre como pesquisadores que trabalham com o campo de Gênero e professores de ensino básico, podem ter acesso às vozes femininas através de fontes como jornais, literatura e cinema”, explica.

Idealizado pela Profª Drª Joseanne Marinho, docente de História da UESPI, o projeto da PREX/PIBEU  tem como proposta promover o estudo da produção acadêmica de Gênero na UESPI, através de aulas, por meio de debates e discussões entre professores e alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado, bem com toda a comunidade acadêmica. Aberta ao público, as aulas acontecem semanalmente ou quinzenalmente e conta com certificados para os participantes. O projeto é vinculado ao Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br