26 de Agosto de 2019

Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI realiza aula sobre produções científicas

Professores do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram, nesta manhã (26), uma palestra com o tema “Letramentos Acadêmicos: reflexões sobre o gênero artigo científico na área de Letras”, no auditório do Geratec, campus Poeta Torquato Neto – Teresina. O evento destacou a importância dos projetos de iniciação cientifica para os discentes e docentes da instituição.

O público presente no evento contou com professores e alunos da UESPI

A aula inaugural do período pertence ao ciclo de palestras sobre linguagem e cultura promovido pelo Mestrado Acadêmico de Letras Português da UESPI. Os professores de fora do Estado, que participam de defesas de bancas ou eventos da instituição em que a temática esteja inserida, são convidados, posteriormente, para ministrar uma palestra sobre suas áreas de atuação para os discentes e docentes da instituição.

Desta vez, mediada pela professora da UESPI, Barbara Melo, a aula contou com a presença da palestrante Profa. Dra. e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns, Amanda Cavalcante. Suas pesquisas são realizadas em busca do desenvolvimento dos gêneros textuais, letramentos, educação a distância, livro didático de língua portuguesa, identidades e gêneros sociais.

Professoras Amanda Cavalcante e Barbara Melo repassam seus conhecimentos para os ouvintes

A palestra da pesquisadora Amanda Cavalcante buscou promover debates sobre pesquisa científica com produções de artigos para construção do saber de alunos e professores da instituição. “O minicurso é a oportunidade ideal para discutir e proporcionar uma troca de experiências acerca do que se está produzindo atualmente e aumentar o engajamento dos alunos e professores dos cursos de Letras. Vinculado ao letramento acadêmico, a produção de pesquisas desenvolve práticas acadêmicas e sociais, bem como prepara o estudante no aspecto profissional”, disse a Professora Amanda.

Segundo a Coordenadora em exercício do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, Raimunda Celestina, a ideia do ciclo de palestras sobre linguagem e cultura é promover uma troca de experiências entre professores e alunos da UESPI com pesquisadores de outras universidades. “Precisamos encontrar alternativas que melhorem o desempenho dos alunos na produção de artigos científicos. Diante dessa realidade, é sempre importante estar se atualizando sobre os temas que envolvem os cursos de Letras, para que ideias e conhecimentos novos possam ser produzidos”, finaliza.

Professora Raimunda Celestina agradeceu a presença ilustre da pesquisadora Amanda Cavalcante

Professora Raimunda Celestina agradeceu a presença da pesquisadora Amanda Cavalcante

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br