13 de Agosto de 2019

Administração Superior e Organização do África Brasil apresentam evento ao Governo do Estado

Por Priscila Fernandes

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) juntamente com os representantes do África Brasil estiveram reunidos com a Governadora em exercício, Regina Sousa, para a apresentação do evento. O encontro aconteceu nesta segunda, 12, no Palácio de Karnak.

O projeto foi apresentado com o objetivo de fortalecer o apoio do Governo do Estado ao evento, que é um dos maiores do Brasil e América Latina. Nesta edição, o África Brasil irá reunir palestrantes para debates e reflexões  sobre narrativas e direitos humanos, no âmbito dos estudos interdisciplinares no que tange as áreas de literatura, cultura e história.

Reunião teve como objetivo estreitar o apoio do Governo do Estado ao evento, que é organizado pela UESPI

Realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (NEPA/UESPI), o África Brasil ocorre bienalmente e já está consolidado no calendário da instituição. Nesse ano, o encontro acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro com uma programação voltada para  mesas redondas, simpósios e debates africanos, afro-brasileiros e indígenas.

Profa. Iraneide Soares detalhou o projeto do África Brasil para a Governadora em exercício

Para a  Professora Iraneide Soares, Coordenadora do África Brasil,  a programação  do evento está com  novidades, além de atividades de valorização da história e das culturas africanas e afro-brasileiras. “Nosso evento conta com teóricos (as) africanos e afro-brasileiros (as) que trarão discussões na área das ciências humanas, reativando a importância do estudo da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, pontuou a Professora.

O Professor Elio Ferreiro, também Coordenador do evento, acrescentou a magnitude do evento e a credibilidade dos palestrantes e conferencistas. “No ano passado, tivemos 435 palestrantes e mais de 1500 inscritos, além de lançamento de livros, exposição que resultaram na publicação de dois livros que contém a compilação dos trabalhos apresentados. Nessa edição, estamos esperando um número ainda maior o que confirma a importância desse evento”, destacou.

“Esse encontro foi importante para o reconhecimento de um evento tão importante para nossa insituição”, destacou o Reitor da UESPI

Segundo o Magnífico Reitor da UESPI, Professor Nouga Cardoso, o evento engrandece a universidade e as expectativas para a colaboração do Governo do Estado são positivas.

“O África Brasil é um dos maiores evento que a nossa universidade promove, dessa forma, apresentamos o projeto à governadora em exercício com o intuito de somar forças para melhor oferecermos o evento para a sociedade acadêmica e geral”, afirmou o reitor.

O vice-reitor, Professor Evandro Alberto, também acredita na parceria com o governo do Estado, já que é uma preocupação de todos os envolvidos destacar a importância do evento e a relevância das pesquisas que são levadas no África Brasil.

Vice-reitor, Prof. Evandro Alberto, destacou as pesquisa do África Brasil

“Esperamos que a governadora em exercício possa analisar nossa proposta e dar o apoio necessário para os organizadores, conforme o solicitado. As expectativas são as melhores. A UESPI cresce a cada dia em pesquisas e isso fortalece a instituição, seus alunos e professores. Eventos como o África Brasil confirmam a força das nossas pesquisas dentro do Estado, do Brasil e internacionalmente”, acrescentou o vice-reitor.

A governadora em exercício Regina Sousa reconheceu a importância do evento, por isso, afirmou no encontro que o Governo do Estado analisará a forma de apoiar e garantir a mesma qualidade dos anos anteriores. “Eventos como esse, que promovem o incentivo à pesquisa, extensão e conhecimento sobre as diversas diretrizes da história, são muito importantes para toda a comunidade acadêmica. Nós tentaremos estudar uma forma de dar algum apoio para a instituição”, finalizou.

comunicacao@uespi.br