31 de Julho de 2019

Guia do Estudante da UESPI é lançado para a comunidade acadêmica

Por Clayton Gomes

Em cerimônia realizada nesta manhã (31), no campus Poeta Torquato Neto, a Universidade Estadual do Piauí lançou o Guia do Estudante da instituição. O material está disponível inicialmente em formato digital no site, na área de serviços. A previsão é de que ele seja posteriormente distribuído fisicamente por todos os campi da instituição. A versão digital conta com links interativos, onde através de cliques nos tópicos do Sumário, os alunos poderão ir direto ao assunto de seu interesse.

Administração Superior da UESPI esteve presente no lançamento do Guia do Estudante

O Guia do Estudante apresenta aos alunos a estrutura e o funcionamento da UESPI, sua Administração Superior e os órgãos executivos e suplementares que a compõem. Além disso, ele servirá de manual, onde os alunos serão melhor orientados sobre os procedimentos institucionais e poderão tirar suas dúvidas sobre vários assuntos, como: cursos oferecidos, formas de ingresso, matrícula, interrupção de curso por trancamento ou cancelamento, tipos de transferências, reintegração de curso, colação de grau, direitos dos estudantes, entre outras temáticas. Além disso, apresentar os programas de Assistência Estudantil e formações complementares que a UESPI oferece.

Para os que desejam fazer a Graduação Presencial na UESPI, o Guia mostra todos os cursos oferecidos, sendo 101 no total. Para os já graduados, a UESPI dedicou uma parte do Guia para tratar de todas as Pós-Graduações oferecidas pela Universidade. Para os que desejam uma formação à distância, o Guia apresenta o NEAD UESPI (Núcleo de Educação a Distância), que oferece sete (7) cursos de Graduação e 13 de Pós-Graduação, e a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que oferta o curso de Bacharelado em Administração.

Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), Pedro Júnior

Segundo o Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PREG), Pedro Júnior, o Guia é de suma importância não só para os estudantes da Universidade, mas, também, para àqueles que pretender ingressar na instituição. “Já vínhamos discutindo há algum tempo a possibilidade de ofertar aos alunos um manual como este com informações básicas sobre os serviços e o regimento da UESPI. Nós éramos carentes de um manual como este. Agora não mais”, pontua.

Reitor Nouga Cardoso atentou para os benefícios que o Guia trará aos acadêmicos da UESPI

Segundo o reitor Nouga Cardoso, o Guia traz informações gerais a respeito da UESPI, o que dá a oportunidade de qualquer pessoa, estudante ou não da instituição, conhecer a Universidade, os cursos oferecidos e serviços oferecidos e vários outros assuntos. “O material traz um resumo daquilo que a UESPI é. Para os estudantes há um benefício maior, pois ele irão conhecer como será o caminhar deles durante a graduação, o que buscar em cada Pró-Reitoria, os seus direitos, o regimento da UESPI, até chegar o período da colação de grau. É uma leitura simples e agradável que será de grande valia aos acadêmicos”, finaliza.

O Guia está disponível no site institucional e pode ser acessado clicando aqui.

comunicacao@uespi.br