11 de Julho de 2019

UESPI e Prefeitura de Teresina firmam parceria para a expansão do Complexo Esportivo

Por Clayton Gomes

Nesta manhã (11), a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o superintendente da SDU Centro/Norte, Weldon Bandeira, reuniram-se e visitaram a Pista de Atletismo de padrão internacional da UESPI. A visita se deu em virtude de uma parceria entre a UESPI e a Prefeitura de Teresina, em que ficou acordado a cessão de materiais para a finalização do Complexo Esportivo da instituição.

Devido ao fato da Pista de Atletismo ser dedicada, exclusivamente, aos acadêmicos e atletas, a UESPI se empenhou em reestruturar o Complexo Esportivo no entorno da Pista, com campo sintético, campo de areia e uma pista de menor proporção, onde a comunidade terá acesso. Para a construção, a UESPI solicitou à Prefeitura a cessão de materiais, como meios-fios, areia, entre outros, tendo o pedido acatado.

Reitor Nouga Cardoso e Weldon Bandeira, superintendente da SDU Centro/Norte

Segundo o coordenador de Educação Física da UESPI e fiscal da Pista, Moisés Mendes, a parceria com a Prefeitura trará grandes benefícios à comunidade piauiense. “A cessão desses materiais e a finalização do Complexo irá possibilitar um melhor atendimento à população, com caminhadas orientadas, atividades físicas, escolas de vôlei, futebol e outros esportes. Além disso, iremos ampliar o atendimento a algumas escolas da cidade que já fazem uso da estrutura do Complexo, visto que hoje já atendemos 150 crianças em estado de vulnerabilidade”, explica o coordenador.

De acordo com o superintendente da SDU Centro/Norte, Weldon Bandeira, a parceria com a UESPI trará melhorias ao Complexo Esportivo, onde este passará a atender melhor a comunidade. “É importante que se dê opções para outras práticas esportivas além do Atletismo, como futebol, vôlei, handebol e outras. Toda a região terá acesso a uma área de lazer e esporte, o que é essencial, principalmente porque as regiões que rodeiam a UESPI não dispõem de muitas opções para o exercício dessas práticas”, diz o superintendente.

Coordenador de Ed. Física, Moisés Mendes, discute sobre a parceria com o superintendente

O reitor Nouga Cardoso afirma que o uso restrito da Pista de Atletismo da UESPI incentivou a criação de novas estruturas no entorno dela para a comunidade. “A população piauiense deseja continuar utilizando a estrutura existente dentro da UESPI, então essa parceria com a Prefeitura permitirá que o esportista amador e a própria sociedade possam continuar utilizando as instalações do campus para atividades físicas e práticas esportivas. Tudo isso sem prejudicar a manutenção da Pista”, acrescenta o reitor.

O reitor agradeceu, ainda, a prontidão e o interesse da Prefeitura em firmar a parceria. “Queremos manifestar o nosso agradecimento à Prefeitura por mais uma vez apoiar a Universidade nessas grandes demandas que beneficiam toda a população piauiense, contribuindo para o fortalecimento institucional de tão bem servir a população”, finaliza.

Reitor Nouga Cardoso e vice-reitor Evandro Alberto visitaram a Pista de Atletismo

comunicacao@uespi.br