11 de Julho de 2019

Pibidianos realizam I Amostra de Danças Culturais piauienses

Por Sebastião Pinheiro

Estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promoveram a “I Amostra de Danças Culturais Piauienses”. O evento aconteceu no Teatro do Boi e contou com apresentações de alunos das escolas U. E. Severiano Sousa e Liceu Piauiense, nesta quarta (10).

O programa teve a finalidade de integrar os alunos da UESPI as unidades escolares da rede pública do Estado, beneficiando cerca de 26 estudantes com estágios na área de educação física. A Amostra trouxe manifestações de tradições e cultura, destacando as danças folclóricas do estado do Piauí com base nos conteúdos bimestrais propostos pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), dentro da proposta do PIBID.

Pibidianos, professores e representantes da administração superior da UESPI

O evento foi aberto ao público e estiveram prestigiando a Amostra o reitor da UESPI, Nouga Cardos,o vice reitor Evandro Alberto, a professora Maria da Cruz, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UESPI, alunos e professores da universidade e convidados.

Público assistindo às danças culturais

Durante a Amostra foram realizadas as apresentações das danças: Bumba meu boi, Balandê/Baião, Cabeça de Cuia, Marujada, Dança do Coco, Pagode de Amarante, Cavalo Piancó, Maculelê e Roda de São Gonçalo.

Dança: Bumba meu boi

Para a professora Helena, idealizadora da Amostra, é um momento para que os alunos do curso de Educação Física vivenciem a prática docente nas escolas do Estado. Uma experiência voltada para a construção de novas metodologias para incentivar a participação dos alunos nas aulas da disciplina. “A Educação Física não deve permanecer tradicionalista e sim perpassar por outras atividades, que mostrem aos alunos, principalmente do Ensino Médio, que eles têm possibilidades de desenvolver habilidades, através das práticas inovadoras”, destaca.

O reitor da UESPI, professor Nouga Cardoso, contou que quando uma atividade desenvolvida por alunos e professores da universidade, acontece é uma comunidade, gera mais visibilidade e aproxima mais a instituição da sociedade. “É um evento importante para mostramos o trabalho que é feito dentro da UESPI. Traz uma carga de incentivo muito grande aos alunos do curso de Educação Física, trazendo uma grande contribuição à formação”, afirma.

Administração superior da UESPI presente na Amostra Cultural

Sobre as apresentações, o  vice- reitor Evandro Alberto destacou que o evento é uma materialização da dedicação tanto dos pibidianos, como da coordenação e de professores, que se doaram, para que através da dança, fosse possível mostrar como trabalhar algumas dinâmicas e principalmente práticas que melhoram o aprendizado. “Além de incentivar, ajudam a transformar o método de ensino das aulas de Educação Física. É possível você dialogar com vários eixos, como foi o caso da Amostra, com várias danças e ritmos, envolvendo os alunos e o resultado foi maravilho”, ressaltou.

Dança: Maculelê

Para os alunos Ronald Gabriel e Thiago Torres, participar da Amostra despertou interesse em conhecer mais das ações desenvolvidas na UESPI, bem como saber mais da cultura do Estado. Ronald destacou que para quem tem receio de público, fazer parte de ações como a dança é muito importante. “Participando da Amostra Cultural me despertou ainda mais o desejo de cursar Educação Física, comecei a perder o medo do público e a ter mais confiança”, disse Ronald Gabriel.

O PIBID

Segundo o Ministério da Educação, “o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública”.

O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

comunicacao@uespi.br