Notícias

24 de Junho de 2019

6ª edição do CINEPSI debate as influências das tecnologias nas relações sociais

Por Clayton Gomes

O Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove, nesta sexta-feira (28), às 10h, a 6ª edição do CINEPSI – Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade, com a exibição do filme “Her”. A sessão será no Auditório do NEAD (Núcleo de Educação à Distância), campus Poeta Torquato Neto.

Segundo o blog “Hoje vivi um filme” , “Her” conta a história de Theodore Twombly, um homem complexo e sentimental que ganha a vida escrevendo cartas pessoais para outros. “De coração partido, após o fim de um longo relacionamento amoroso, Theodore fica intrigado com um novo sistema operativo que promete ser uma entidade intuitiva em si mesma, com uma adaptação individualizada ao utilizador. Quando o inicia, fica encantando por conhecer Samantha, uma voz feminina perspicaz, sensível e divertida, que lhe parece muito real. À medida que as suas necessidades e desejos crescem, em sintonia com os de Theodore, esta amizade transforma-se em uma espécie de história de amor”, relata o blog.

Segundo a psicóloga da UESPI e coordenadora do projeto, Mariane Siqueira, o filme “Her” foi escolhido por abordar temáticas relacionadas às relações interpessoais. “Através da dinâmica do filme poderemos levantar alguns questionamentos, como: qual a qualidade das relações no mundo atual? Diante das facilidades que a tecnologia nos oferece, qual o seu investimento nas relações que lhe são caras?”, questiona.

“Através desses questionamentos podemos avaliar o nível de qualidade das relações que são estabelecidas e qual o papel de cada um de nós dentro delas, uma vez que relacionar-se bem, ter um ciclo de relacionamentos saudáveis e verdadeiros contribuem de maneira efetiva e positiva para a saúde mental e emocional do indivíduo”, explica.

CINEPSI

O CINEPSI é um projeto promovido pelo Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele tem a intenção de promover quinzenalmente um ciclo de discussões sobre a temática “Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade”.

O evento tem como objetivo discutir de forma interativa assuntos relacionados à saúde mental com os participantes. O projeto prevê uma série de exibições de filmes, episódios de séries e documentários. Após as projeções, o Serviço de Psicologia realiza uma reflexão a respeito delas e de conteúdos que estão em discussão na contemporaneidade.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br