Notícias

24 de Junho de 2019

Administração Superior se reúne com o Secretário Fábio Abreu para discutir parcerias

Por Clayton Gomes

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o coordenador do curso de Educação Física, Moisés Mendes, e o Deputado Federal Fábio Abreu reuniram-se para discutir pautas relacionadas aos cursos de Educação Física e a Pista de Atletismo da UESPI, na última quinta-feira (19).

Na ocasião, foi discutido a oficialização da parceria firmada no final do ano passado com a Secretaria de Segurança Púbica (SSP), em que os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UESPI deverão ter acesso aos equipamentos disponíveis no Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) com sua piscina, ao Centro de Educação Profissional (CEP) e à Academia de Polícia da Polícia Civil (ACADEPOL) com a estrutura de academias para darem suporte aos futuros educadores físicos.

Pró-reitor da PREG, Pedro Júnior; Coordenador de Educação Física, Moisés Mendes; Deputado Fábio Abreu; Vice-reitor Evandro Alberto

Outra pauta discutida na reunião foi a destinação de emendas parlamentares pelo Deputado Fábio Abreu aos cursos de Educação Física da instituição, sendo uma delas para a implantação do curso no campus Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba.

O Governo do Piauí, através da FUNDESPI (Fundação dos Esportes do Piauí), irá retomar a construção do Centro Olímpico em Parnaíba. Após a conclusão, o Governo pretende repassar o Centro para a administração da UESPI. Segundo o coordenador do curso de Educação Física, Moisés Mendes, o interesse do Governo em fazer esse repasse incentiva a criação do curso em Parnaíba.

“Nós já estávamos pleiteando a implantação do curso em Parnaíba. Sabendo disso, o deputado Fábio Abreu se comprometeu em destinar emendas parlamentares para que pudéssemos viabilizar a entrada do curso na cidade, no sentido de reforma do prédio e de adequação do espaço para o exercício das atividades do curso”, pontua o coordenador.

A última pauta discutida foi o envio de materiais para a Pista de Atletismo da UESPI, como colchões de salto, barreiras, entre outros, oriundos do legado olímpico e que estão inutilizados pela Aeronáutica no Rio de Janeiro. A UESPI solicitou ao deputado uma intervenção junto a Aeronáutica para que esses materiais viessem para a UESPI, com o intuito de fortalecer ainda mais o curso de Educação Física.

“A chegada desses materiais traria grandes avanços aos cursos de Educação Física e tornaria a Pista de Atletismo mais completa, o que é essencial, visto que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) tem o interesse em tornar a UESPI um centro de excelência, onde receberia atletas do Norte e Nordeste para a realização de treinos e competições”, diz Moisés.

O secretário Fábio Abreu destacou que trabalhará para autorizar a utilização oficial da estrutura da SSP para o curso de Educação Física, principalmente as academias e piscinas. “Também serão destinadas emendas parlamentares, com o objetivo de estender a atuação do curso ao município de Parnaíba”, finaliza o secretário.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br