12 de Junho de 2019

UESPI recebe espetáculo sobre assédio sexual na infância

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu hoje (12/06), a terceira edição do Festival Internacional de Bonecos do Piauí, no campus Clóvis Moura (Teresina), com o grupo Pés de Fulô (Maranhão). Foi idealizado uma apresentação teatral com bonecos, bem como debates sobre assédio sexual na infância.

A peça intitulada Maria retrata, de uma maneira lúdica, a violência contra criança dentro do ambiente familiar. “Abordamos essa temática como uma forma de levar a discussão para população, através dos bonecos, sobre a violência infantil. O objetivo é fazer com que as pessoas captem com mais sensibilidade e emoção essa tema tão grave e que precisa ser combatida na nossa sociedade”, explica a representante do grupo Pés de Fulô, Sandra Cordeiro. A atriz destacou que o festival é um espaço de fortalecimento, e valorização da arte bonequeira do Brasil.

Sandra Cordeiro

Sandra Cordeiro, do Grupo Pés de Fulô apresenta peça na UESPI

Um dos membros do Festival é Rogério Veloso. Para ele, o teatro de bonecos ajuda a transmitir mensagens que muitas vezes tem uma carga emocional muito grande. “O teatro abrange todas as pessoas da sociedade, tendo em vista as diversas temáticas que podem ser abordadas. O objetivo do Festival é promover o encontro entre bonequeiros, tendo em vista criar laços de aproximação entre os participantes, além de promover a valorização da arte no Piauí”, disse.

Além dos atores, estavam presentes no espetáculo a professora de psicologia, Maria Laiana Viríssimo e  alunos do curso de pedagogia da UESPI. Uma das estudantes é a líder da turma do 1° período, Izabela Maria da Silva. Para ela, trabalhar atividades lúdicas dentro do ambiente acadêmico alia o teórico com a prática. “Dentro da sala de aula aprendemos todas as teorias. A prática auxilia na inspiração de futuros projetos. Dessa maneira, temos uma evolução dentro do nosso curso de Pedagogia, com relação ao cuidados que devemos ter com as crianças”, destacou a estudante.

Estudantes de Pedagogia marcam presença no evento

A psicologa e professora da UESPI, Maria Laiana Viríssimo, acredita que atividades como essa contribuem para o tripé da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. “Através do lúdico, representando aqui pelos bonecos, o professor pode implementar diversos conceitos para a melhoria do ensino dos estudantes. Além disso, o evento se trata de uma manifestação popular que buscar valorizar os artistas do nosso país,” destaca.

Com desfiles cênicos, bonecos gigantes, pernas de pau e grupos artísticos, o festival conta com grupos da Argentina, Chile e Portugal, além de grupos do Piauí, Maranhão, Distrito Federal e Paraná. Além dos espetáculos, o Festival conta com exposições fotográficas sobre a “História do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste Brasileiro.”

Membros do Festival Internacional de Bonecos do Piauí com a professora da UESPI

Membros do Festival Internacional de Bonecos do Piauí com a professora da UESPI Maria Laiana Viríssimo

A programação continua até o dia 15 desse mês. Amanhã (13), o Festival Internacional de Bonecos do Piauí estará no mezanino do Palácio do Pirajá, campus Poeta Torquato Neto, a partir das 9 horas, com a apresentação do grupo Él Chonchon, diretamente do Chile.

Confira a programação dos próximos dias:

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br