12 de Junho de 2019

Curso Interdisciplinar sobre Estudos de Gênero da UESPI discute a teoria Queer de Judith Butler

Por Clayton Gomes

O Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero (GRUPEHCGE) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), vinculado ao Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH), promove hoje (12), às 18:30, no Auditório do GERATEC, no campus Poeta Torquato Neto, mais uma aula do Curso Interdisciplinar Sobre Teoria e Metodologia dos Estudos de Gênero: Educação, História e Sociedade, com o tema “Reflexões acerca da teoria queer no pensamento de Judith Butler”.

A palestra de hoje, ministrada pelos professores Fernando Botton e Ruan Nunes Silva, ambos docentes do campus Alexandre Alves de Oliveira, abordará como gênero e sexo são categorias construídas nos campos social e cultural, para trazer esclarecimentos e contribuir para o rompimento de preconceitos e atitudes de violência em relação aos vários gêneros.

Segundo a Profª Drª Joseanne Marinho, organizadora do projeto e mediadora da palestra, a aula permitirá um maior conhecimento a respeito de identidade de gênero. “Existe muito desconhecimento, mesmo na academia, sobre as identidades de gênero, e ainda mais sobre a teoria Queer, lembrando que Judith Butler quando esteve no Brasil recentemente foi alvo de polêmicas graves. Então, é uma oportunidade para o entendimento e o debate de ideias”, pontua.

A aula será aberta ao público e conta com certificação de 4h.

Projeto PREX/PIBEU, idealizado pela Profª Drª Joseanne Marinho, docente de História da UESPI e coordenadora do Projeto, o Curso Interdisciplinar tem como proposta promover o estudo da produção acadêmica de Gênero na UESPI.

“O Curso visa orientar a produção de conhecimento, por meio de debates e discussões entre docentes e discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado, para contribuir com a emergência de uma maior igualdade entre homens e mulheres em variados espaços sociais, como o familiar, o profissional e o escolar, principalmente em um momento de grande influência conservadora no país”, explica a professora Joseanne.

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br