12 de Junho de 2019

CINEPET Química apresenta o filme “Césio 137” nesta sexta-feira (14)

Por Arnaldo Alves

O Programa de Ensino Tutorial de Química da UESPI (PET QUÍMICA) apresenta, nesta sexta-feira (14),  o documentário: Césio 137,  no auditório do Geratec, campus Poeta Torquato Neto (Teresina), a partir das 11:30. Através de exibições de filmes e documentários o CINEPET busca oferecer atividades de recreação onde a descontração, bem como o conhecimento estejam aliados.

Um dos maiores acidentes radioativos do Brasil ocorreu no dia 13 de setembro de 1987, na cidade de Goiânia (Goiás). O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas por meio de radiações emitidas por uma única cápsula que continha o isótopo Césio-137. Dirigido por Roberto Pires, o filme retrata 2 catadores de papel que ao se depararem com uma cápsula radioativa, venderam ao dono de um ferro velho. Em seguida, a história conta relatos de dor e sofrimento das famílias atingidas, causadas pela contaminação do Césio.

Segundo o coordenador do PET QUÍMICA da UESPI, Reginaldo da Silva Santos, a ideia é que os estudantes aproveitem melhor o tempo entre os intervalos das aulas aprendendo sobre temas relacionados a ciências durante a exibição dos CINEPET. “Acreditamos que oferecendo uma atividade de recreação, podemos aliar descontração com conhecimento. Além disso, a proposta do cinema, com exibição de filmes durante os intervalos dos turnos pode contribuir na formação dos estudantes dos cursos de ciências de natureza”, explica.

A aluna do curso de Química da UESPI e organizadora do PET Química, Natasha Rocha, disse que o evento é destinado para toda comunidade em geral. “Sempre tentamos trazer projetos relevantes na vida acadêmica, profissional, bem como pessoal dos alunos. Além disso, a ideia de se trabalhar a partir de algo recreativo, estimula o bem-estar dos alunos, bem como dos professores da UESPI”, destaca a aluna do 6° período do curso de química da instituição.

CINEPET

Ao final de cada sessão é feito uma enquete para verificar como o projeto pode ser melhorado. Além disso, os estudantes fazem avaliações sobre os impactos dos temas abordados, a partir de comentários sobre os filmes.

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br