18 de Junho de 2019

Inscrições abertas para submissão de trabalhos no ESUD 2019

Por Arnaldo Alves

Com o objetivo de melhorar a qualidade do Ensino Superior à distância do estado, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participa entre os dias 26 e 29 de novembro, do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior à Distância (CIESUD), em Teresina. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas e seguem até o dia 15 de agosto.

Os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pesquisadores que compõem o Comitê de Avaliadores Ad Hoc da Associação Universidade em Rede (UNIREDE). Serão admitidos artigos científicos, entre 10 e 15 páginas, para apresentação oral, bem como resumos expandidos (relatos de experiência), com um mínimo de 3 e máximo de 5 páginas, para apresentação em pôster.

Com o tema “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”, o evento debaterá acerca dos seguintes eixos temáticos: Políticas públicas, institucionalização, gestão e financiamento; Currículo e formação; Práticas educativas e redes de aprendizagem, bem como pesquisa e extensão. Além disso, outro assunto abordado será, Tecnologias: usos e apropriações.

O Congresso conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e UNIREDE. Destinados para professores, alunos e pesquisadores de todo o sistema de Educação à Distância nacional e internacional.

Segundo a Diretora Adjunta do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UESPI, Prof° Luciana Saraiva, o evento visa desenvolver ações sobre a melhoria do ensino superior gratuito à distância, além de promover produções didáticas.”Alunos da educação à distância e professores podem se inscrever para submissão de trabalhos. Aproveitando todas as demandas de TCC, produção científica, bem como relatos de experiências pertencentes aos projetos de extensão”, explica.

Os critérios utilizados para seleção de trabalhos serão: coerência textual, relevância, adequação à temática do evento, fundamentação teórica, aspectos metodológicos, conclusão ou considerações finais, bem como referências. As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de agosto, no site do evento.

comunicacao@uespi.br