3 de Junho de 2019

Jornalista do Globo Repórter palestra na UESPI sobre os desafios da profissão

Por Priscila Fernandes

Os alunos do curso de Jornalismo, campus Poeta Torquato Neto, de Teresina, tiveram a oportunidade de ter uma conversa e troca de experiências com o jornalista Francisco José, do Globo Repórter, nesta segunda-feira (03). O repórter contou sua trajetória e principais desafios da profissão nesses 43 anos de carreira.

O jornalista, que é nordestino, trouxe aos estudantes, histórias de reportagens feitas no Piauí e em toda nossa região, onde denunciou os problemas sociais existentes e também mostrou a beleza do Nordeste de maneira inédita. “De 101 reportagens que eu fiz para o Globo Repórter, 11 foram no Piauí, e incontáveis em todo o Nordeste. Vários desafios serão enfrentados ao longo da trajetória, mas é importante manter a essência e o compromisso em informar”, pontua.

O repórter conta reportagens desafiadoras da sua carreira | Foto: Clayton Gomes

Francisco também deu dicas de como os graduandos de Jornalismo devem se portar dentro do campo e como o profissional deve agir para consolidar-se no mercado. “É preciso agir sempre com seriedade, procurar se informar, sempre ter o compromisso com a verdade e saber ter liderança com a sua equipe, pois tudo acontece em conjunto. Com as mudanças na tecnologia, nós também sempre temos que estar nos adequando ao novo mundo, então é essencial que saibamos lidar com isso, utilizando ao nosso favor”, acrescenta o jornalista.

O aluno do 1° período, Afonso Celso, foi o responsável por trazer o jornalista renomado para a nossa universidade, junto com o apoio da Coordenação do Curso de Jornalismo. “Tive a oportunidade de ministrar uma palestra com ele no Salipi de Picos e, através desse contato, pude conversar com o Francisco e foi a partir dele que escolhi o Jornalismo. Após esse tempo, já cursando Jornalismo, quando soube que ele estaria aqui em Teresina, vi a oportunidade de trazer à UESPI os ensinamentos desse jornalista que tem tanto para nos ensinar”, afirma o estudante.

Coordenadora Daiane Rufino agradece a presença do jornalista | Foto: Arnaldo Alves

A coordenadora do curso de Jornalismo, Daiane Rufino, fala da satisfação que o curso tem de receber o repórter:  “O Francisco José é um jornalista consagrado no campo, tem uma carreira de grandes matérias que servem de exemplo no bom fazer jornalístico. Espero que todos os alunos tenham aproveitado a conversa e tirado as dúvidas sobre os desafios e dicas acerca da nossa profissão”, ressalta a coordenadora.

Reitor, vice-reitor e coordenadora compartilham conhecimento com Francisco José | Foto: Clayton Gomes

O reitor Nouga Cardoso agradeceu ao repórter pela presença e falou da importância para os alunos de Jornalismo receberem um profissional da área. “Ficamos felizes em receber esse profissional que é tão presente nas nossas casas, através da televisão, e agora nossos alunos tiveram a oportunidade de trocar experiências e ganhar mais conhecimento com esse profissional consagrado no jornalismo brasileiro”, conclui o reitor.

Os alunos tiraram suas dúvidas e receberam dicas | Foto: Clayton Gomes

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br