23 de Maio de 2019

Seminário sobre Gestão de Autonomia Financeira é realizado na UESPI

Por Priscila Fernandes

O Seminário sobre Gestão de Autonomia Financeira da Universidade foi realizado na manhã desta quinta-feira (23/05), no auditório do NEAD. O evento contou com a Prof. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno, professora da Universidade Estadual da Paraíba, para contar sobre a experiência da UEPB com a autonomia financeira.  Estiveram presentes a Administração Superior da UESPI, representantes da ADCESP, além de alunos, professores e técnicos administrativos.

A Autonomia Universitária é a propriedade que assegura as instituições universitárias gerenciem seus atributos administrativos, financeiros e patrimoniais. Em suma, a ideia seria: determinado o valor do orçamento da Universidade, a partir do Plano Plurianual (que determina o que vai acontecer pelos próximos quatro anos) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha a forma de aplicação de recursos pelo intervalo de um ano, regularmente, a IES receberia parcelas mensais para administrar.

A criação da comissão de discussão sobre Autonomia Financeira da universidade foi uma das pautas da greve apresentadas ao Governo do Estado. A partir disso, esse momento de discussão acerca do entendimento da Autonomia Financeira foi organizado, para elencar os pós e contras da medida e trazer a experiência da UEPB, que teve sua autonomia aprovada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em julho de 2018.

A professora Cristiane traz sua experiência na UEPB

A professora Cristiane Nepomuceno, fala um pouco de como a UEPB está lidando com os repasses: “Tudo é uma questão de adaptação e planejamento. Nós estamos buscando sempre focar no ensino, pesquisa e graduação, trabalhando na expansão desses setores da nossa universidade, em prol da melhora na formação dos nossos alunos.”, pontua.

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, abriu a discussão do seminário. “Nós esperamos que todos sintam-se bem e participem da discussão, no sentindo de entender a importância de trazer essa medida para a nossa universidade e entender como ela funciona”, ressalta a coordenadora.

O vice-reitor fala da importância da discussão

O vice-reitor, Evandro Alberto, parabeniza a ação da ADCESP em trazer à comunidade acadêmica a importância e o entendimento sobre a medida: “A Administração Superior está disposta a esclarecer todas as dúvidas acerca da Instituição, do ponto de vista financeiro. Agradecemos pela presença da professora e que tenhamos um bom aproveitamento na discussão. A comunidade precisa de uma Universidade forte e prepositiva, que promova a transformação social”, conclui o vice-reitor.

É válido lembrar que a discussão sobre autonomia financeira será levada pelos professores para reunião previamente marcada com o Governo do Estado para o mês de junho, que também tem como finalidade o encaminhamento de pautas relacionadas.

A Comunidade acadêmica foi receptiva à convidada que tirou as dúvidas acerca da Autonomia Financeira

comunicacao@uespi.br