22 de Maio de 2019

Instituições de Ensino Superior realizam evento para debater a importância da Educação à Distância

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza entre os dias 26 e 29 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior à Distância (CIESUD), com o tema: “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”. O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Associação Universidade em Rede (UNIREDE).

Os Congressos são destinados à professores, alunos e pesquisadores de todo o sistema de Educação à Distância nacional e internacional. Dentre os vários eixos propostos, destacam-se: Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; Currículo e Formação docente; Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; Pesquisa e Extensão, além de Tecnologias: usos e apropriações.

Segundo a Diretora Adjunta do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UESPI, Prof° Luciana Saraiva, o evento é considerado um momento de disseminar todo o conhecimento gerado na formação dos alunos, bem como destacar o impacto que os profissionais que chegam ao mercado de trabalho causam nas regiões onde atuam. “A Educação à Distância na UESPI é responsável pela formação de inúmeras pessoas que não tem acesso ao ensino regular presencial, nos municípios mais longínquos do Estado do Piauí. Com cursos de graduação e Pós-graduação gratuitos, propiciamos o desenvolvimento pessoal e contribuímos para as potencialidades locais. Dessa maneira, aumentamos a circulação de renda e geramos conhecimento em benefício das comunidades onde estão inseridos os 34 Pólos de ensino da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e 60 Municípios-Pólo na Universidade Aberta do Piauí (UAPI)”, destaca.

Evento é discutido com representantes das IES e Governador do Piauí

Reunião sobre os congressos com o governador, Wellington Dias

Reunião sobre os congressos com o governador, Wellington Dias | Foto: Jorge Bastos

No dia 20 de maio, representantes das universidades do Piauí estiveram reunidos com o governador,  Wellington Dias para tratar sobre as diretrizes do evento. Segundo o Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, O Piauí tem uma rede muito grande de cursos ofertados à distância, mediados pela tecnologia. “Nesse evento teremos a oportunidade de debater novas metodologias para o ensino à distancia, bem como teremos a oportunidade de dialogar em tempo real com estudantes de diferentes localidades do estado.  Priorizando sempre a qualidade e o desenvolvimento no ensino”, finaliza.

Audiência sobre o evento

Audiência sobre o evento | Foto: Jorge Bastos

Confira o site do evento.

comunicacao@uespi.br