21 de Maio de 2019

I Encontro Científico do GPEQ é realizado em Picos com a presença de grande público

Por Leo Leal

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  campus Professor Barros Araújo, em Picos, sediou o  I Encontro Científico do GPEQ (Grupo de Pesquisa Qualidade de Vida em Saúde), entre os dias 13 e 17 de maio. Organizado pelos alunos de Enfermagem, sob supervisão das professoras Dra. Laise Maria, Dra. Mariluska Macêdo e Dra. Gerdane Celene, o evento superou as expectativas.

I Encontro Científico do GPEQ aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio no campus da UESPI em Picos

“Este é um momento mais interdisciplinar e voltado à pesquisa, tendo em vista a importância da Universidade no ensino, pesquisa e extensão. O grande público superou nossas expectativas. Tivemos a presença de estudantes de outras instituições de ensino da cidade e até de fora do estado”, avalia Gerdane Celene.

A programação se iniciou com a mesa redonda, “A integração entre ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem interdisciplinar”, e contou com a participação de Gustavo Gusmão (PROP), Pedro Antônio(PREG), Maria da Cruz (PREX) e Dr. Orlando Berti (CRI). Durante toda a sua programação, os participantes puderam ter acesso também a minicursos sobre redação científica para área de saúde, pesquisa científica nas ciências humanas e biológicas e as etapas de um projeto de pesquisa.

Durante o evento, os alunos de Enfermagem realizaram uma ação de caráter informativo com os participantes

Na sexta, último dia do encontro, foi realizada a mesa redonda, “Nefrologia e as práticas do cuidado na perspectiva interdisciplinar”, no auditório, com a Dra. Camila Sousa. E no pátio foi feita uma avaliação clínica dos profissionais e acadêmicos da UESPI. Para o técnico administrativo, Amurab Santiago, a ação é positiva e serve como um alerta para as pessoas que não estavam tendo tanto cuidado com a saúde. “Os alunos observaram questão física, quem está com sobrepeso, quem tem algum de risco de diabetes ou outras doenças do tipo, deram vacinas contra gripe, hepatite, também ensinaram sobre questões de doenças sexuais”, acrescenta.

Após a mesa e o momento de avaliação clínica, a Professora Mariluska, umas das organizadoras, fez a última fala do evento, agradecendo o apoio de todos.

Evento foi organizado pelos alunos de Enfermagem e contou com a presença de grande público da UESPI e de outras IES

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br