16 de Maio de 2019

UESPI recebe Comitê Gestor do PROFBIO

Por Priscila Fernandes

O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (16), com a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para tratar das demandas do mestrado na instituição. O Comitê está fazendo uma visita em todas as universidades contempladas com o PROFBIO.

O PROFBIO é um programa de Pós-graduação Stricto Sensu, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. O curso é pautado na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Administração e Comitê Gestor debatem as pautas do Mestrado

O programa busca promover a qualificação profissional de professores de Biologia em efetivo exercício na Educação Básica, visando a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

A presidente do PROFBIO, Profa. Masako Oya Masuda, destaca a importância da visita na UESPI, uma das instituições associadas no programa: “Nós, como Comitê Gestor do Mestrado, consideramos muito importante esse contato com a Administração Superior das Universidades e, principalmente os mestrandos, que são o público-alvo. O objetivo é que possamos nos adequar cada vez melhor o nosso programa às necessidades de cada instituição”, pontua a presidente.

A UESPI terá a primeira turma nacional do Mestrado a ser formada pelo programa

“A rede nacional do PROFBIO congrega 18 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, Federais e Estaduais, contemplando 14 estados da Federação, além do Distrito Federal, e a UESPI é uma das nossas campeãs de candidatos por vagas. Então, estamos felizes em realizar esse alinhamento com a Administração Superior para analisar as demandas, infraestrutura, entre outras”, acrescenta Profa. Cleida Aparecida Oliveira, coordenadora do Comitê Gestor de Pós-Graduação.

A professora Francisca Lima, coordenadora local do PROFBIO, fala da reafirmação do compromisso da instituição com o programa: “Essa visita nos mostra o compromisso de ambas as partes em cumprir as demandas demonstradas. Inclusive, a visita coincide com a primeira turma nacional do PROFBIO, que será aqui da UESPI”, afirma a professora.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ailma Nascimento, ressalta a honra de ter a primeira turma nacional do Mestrado a ser formada pelo programa. “Nosso papel como instituição associada se dá pelo oferecimento da infraestrutura e a socialização de todo o conhecimento que o programa oferece. Dessa forma, nos sentimos honrados ao ter a primeira turma formada aqui”, conclui a Pró-reitora.

comunicacao@uespi.br