16 de Maio de 2019

Humanismo Caboclo e FUNACI iniciam curso de formação com jovens do campo

Por Joaquim Cantanhêde

O Projeto de extensão Humanismo Caboclo deu início ao Curso de Formação de Educadoras (es) Jovens do Campo, ofertado para 32 estudantes camponeses, no último sábado (11). A realização do curso é proposta por meio da parceria entre FUNACI (Fundação Padre Antônio Dante Civiero), EFTUR  (Escola Família de Turismo) e o projeto da instituição.
O curso tem o intuito de dialogar sobre a realidade campesina: suas lutas e desafios. Trata-se de uma nova experiência, dividida em 4 módulos, alternando espaços de realização das atividades entre Escolas de Famílias Agrícolas mantidas pela FUNACI. Boa parte dos estudantes são oriundos de comunidades de Teresina, José Alves, Altos, José de Freitas e Miguel Alves.

Grupo de Jovens que participam do curso durante atividade

Para o professor Antônio Carvalho, assessor da FUNACI, “o curso oferta à juventude elementos metodológicos e de concepção da educação popular que ajudem suas comunidades a dialogar com a realidade, buscando a transformação do meio local. É um método que parte de uma ação, reflete sobre ela e retorna a prática para aprimorar essa prática”, explica.

“Estou começando a entender a ideia do curso, me identificando muito, porque ela traz a realidade que vivo na minha comunidade e por conta do descaso público não estamos tendo tantas oportunidades”, frisa a jovem estudante Maria Rosemari Nepomuceno da Rocha, que reside no Assentamento Quilombo, localizado em Altos (PI).

Os estudantes são oriundos de comunidades de Teresina, José Alves, Altos, José de Freitas e Miguel Alves.

Ter mais conhecimento sobre a juventude para a construção da cidadania. Transmitir os conhecimentos adquiridos com o passar do curso para minha comunidade é o que espera o estudante Andreoles Rodrigues, da comunidade Buriti de Areia, cidade de Alto Longar (PI).

A FUNACI tem o campo de atuação nas Escola Família Agrícola do Baixão, Escola Família Agrícola de Miguel Alves, Escola Família Agrícola de Montes Claros, Escola Família Agrícola de São Pedro do Piauí.

comunicacao@uespi.br