Notícias

20 de Maio de 2019

5ª edição do CINEPSI discute as emoções humanas nesta sexta (24)

Por Clayton Gomes

O Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove nesta sexta-feira (24), às 10h, no Auditório do NEAD (Núcleo de Educação à Distância), campus Poeta Torquato Neto, a 5ª edição do CINEPSI – Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade, com a exibição do filme “Divertida Mente”.

Segundo o site Abril Saúde, o filme conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos que enfrenta uma série de mudanças em sua vida. A principal delas foi sair de sua cidade natal, no estado de Minnesota (EUA), para morar na longínqua cidade de São Francisco. O enredo se desenrola dentro da cabeça da menina, onde cinco emoções — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo — são responsáveis por processar as informações e armazenar as memórias. O desenho foi dirigido pelo americano Pete Docter, que procurou ajuda de psicólogos e neurologistas na preparação do roteiro.

Para a psicóloga da UESPI e coordenadora do projeto, Mariane Siqueira, o filme “Divertida Mente” retrata muito bem as emoções, isto é, os aspectos internos que muitas vezes não entendemos e nem sabemos codificar quais delas estão direcionando os nossos comportamentos. “Apesar de ser um filme infantil, ele tem uma temática que perpassa por todas as idades. Nesse sentido, escolhemos ele por ter uma abordagem mais didática e lúdica ao retratar um tema que não é exclusivo da infância, mas da nossa vida como um todo, que é lidar com as emoções”, pontua.

CINEPSI

O CINEPSI é um projeto promovido pelo Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele tem a intenção de promover quinzenalmente um ciclo de discussões sobre a temática “Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade”.

O evento tem como objetivo discutir de forma interativa assuntos relacionados à saúde mental com os participantes. O projeto prevê uma série de exibições de filmes, episódios de séries e documentários. Após as projeções, o Serviço de Psicologia realiza uma reflexão a respeito de conteúdos que estão em discussão na contemporaneidade.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br