30 de Abril de 2019

Projeto Químicos no Brasil planta 70 mudas com alunos de escolas da rede municipal de Teresina

Por Priscila Fernandes

As atividades do projeto “Químicos do Brasil” tiveram início nessa terça-feira (30/04). Objetivando alertar a comunidade, em especial os jovens e crianças, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), plantaram  70 mudas com alunos das escolas Residencial Pedra Mole e Rubens Ludwing, na zona leste de Teresina.

A organizadora nacional do projeto Químicos do Brasil, Laíres da Silva, fala da importância de levar o conhecimento sobre o meio ambiente nessas escolas: “O trabalho que estamos fazendo em todo o país é justamente estimular o interesse dessas crianças à química, ao meio ambiente e em especial ao reflorestamento. Há 25 dias estamos fazendo ações por todo o Brasil”, afirma a organizadora.

Os alunos  aprenderam técnicas para plantio

Além da plantação de mudas, também aconteceram atividades e apresentações de experiências. De acordo com a aluna da Escola Municipal Rubens Ludwing, Hellen Rianne, de 8 anos, os cientistas mostraram experiências que nunca tinha visto antes. “Parecia mágica, gostei muito de assistir eles fazendo os experimentos e ensinando pra gente como preservar o meio ambiente”, pontua a aluna.

Os alunos também participaram das experiências com supervisão dos organizadores

O professor de química da Rede Municipal, Renato Soares, acredita que essas atividades irão influenciar os alunos positivamente em relação à matéria. “É importante que os alunos tenham essa interação com essas atividades que envolvem a preservação do meio ambiente e a química, despertando um maior interesse em estudar a matéria e quem sabe seguir a carreira de químico”, ressalta o professor.

Alunos e organização do Químicos no Brasil no estado do Piauí

O projeto tem continuidade nos dias 17 e 30 de maio e 18 de junho, com atividades relacionadas ao projeto nacional “Químicos do Brasil”, em Teresina. No dia 17 de maio, a programação é voltada para o público feminino,  Com o tema “Café com elas-Mulheres na ciência: Por que ainda somos tão poucas?”, no cine Teatro da UFPI. No dia 30 de maio acontecerá a mesa redonda “Mocinho ou Vilão do Efeito Estufa”, no auditório do IFPI ( campus Teresina Central). No dia 18 de junho haverá uma celebração, em referência a Lei Mater dos Químicos no Brasil e uma apresentação de experimentos relacionando a Química ao cotidiano, no Parque da Cidadania.

comunicacao@uespi.br