26 de Abril de 2019

UESPI organiza série de atividades do projeto “Químicos do Brasil” em Teresina

Por Arnaldo Alves

Pensando em despertar o interesse pela Química e ressaltar a importância dessa Ciência e de seus profissionais no desenvolvimento da sociedade, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam nos dias 30 de abril, 17 e 30 de maio e 19 de junho, uma série de atividades relacionadas ao projeto nacional “Químicos do Brasil”, em Teresina. A ação prestigia os 150 anos da publicação da Tabela Periódica de Mendeleev e os 63 anos da Lei Mater dos Químicos no Brasil.

Alunos, professores e Administração Superior da UESPI debatem estratégias para o evento

As atividades iniciam na próxima terça-feira (30), a partir das 8 horas da manhã, com a plantação de 118 mudas de árvores nas zonas de Teresina. O objetivo é alertar a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, bem como destacar a importância da sustentabilidade no equilíbrio do planeta. O plantio será feito por alunos da escola Rubens Ludwig, Clodoaldo Freitas e Cacimba Velha com orientação de discentes e docentes das universidades.

No dia 17 de maio, a programação é voltada para o público feminino. Com o tema “Café com elas-Mulheres na ciência: Por que ainda somos tão poucas?”, será debatido, no Cineteatro da UFPI, aspectos como: o crescimento de pesquisas sobre gênero, o aumento na proporção de mulheres entre cientistas e inventores e a maior produção acadêmica das mulheres no que se refere à interdisciplinaridade. Além disso, será promovido uma manhã de homenagens para professoras que fizeram suas contribuições para a ciência do IFPI, UFPI e UESPI.

Uma das homenageadas, é a professora e coordenadora do curso de Química da UESPI, Rita de Cássia Carvalho. Segundo ela, a finalidade do evento é proporcionar a discussão sobre o papel da mulher na Ciência e seus desafios. Estimulando o potencial da mulher, frente ao desenvolvimento científico e tecnológico. “A UESPI participará do evento com apoio material e a colaboração de professores e alunos de graduação e pós-graduação nas apresentações de experimentos, jogos didáticos e informativos sobre os temas abordados no projeto. Além disso, o evento aborda o papel da química no desenvolvimento sustentável, bem como debate sobre as dificuldades e desafios das mulheres na pesquisa”, explica.

No dia 30 de maio, a mesa redonda “Mocinho ou Vilão do Efeito Estufa”, acontece no auditório do IFPI, campus Teresina-Central. Serão debatidos os efeitos e impactos, benefícios e malefícios causados pelo dióxido de carbono, e contará com a presença do professor da UESPI, Geraldo Eduardo da Luz Júnior, a partir das 14 horas.

No dia 18 de junho é comemorado o dia Nacional do Químico. Na mesma data, haverá uma celebração, em referência a Lei Mater dos Químicos no Brasil e uma apresentação de experimentos relacionando a Química ao cotidiano, às 14 horas, no Parque da Cidadania. Por fim, a noite será marcada pela cerimônia do jaleco, exclusiva para professores e profissionais da área de química.

Um dos participantes do projeto, é o aluno do 7° período do curso de Química da UESPI, Luís Fernando. Para ele, é de fundamental importância conhecer a história da química no Piauí, e mais ainda, conhecer a participação feminina nela. “Esse evento tem dimensão nacional, o que acaba possibilitando uma interação muito grande e que ocasiona uma troca de conhecimentos entre professores, alunos e sociedade”, conclui.

Confira mais sobre o projeto.

comunicacao@uespi.br