Notícias

11 de Abril de 2019

Professores e alunos participam da 14ª Balada Literária no campus de Floriano

Por Priscila Fernandes

Nesta quarta-feira (10) aconteceu o segundo dia da programação da 14° Balada Literária, no campus Josefina Demes e no Centro Cultural Maria Bonita, em Floriano. O evento contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Letras, Pedagogia, História, Enfermagem, Geografia, Biologia, Ed. Física e estudantes secundaristas.

Nesta edição, os homenageados  da Balada Literária são o educador Paulo Freire (PE) e o poeta e professor da UESPI, Élio Ferreira (PI). A temática escolhida para este ano se volta para temas como: “Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude” e “A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras”. O evento tem o apoio do corpo docente da UESPI das áreas de Letras, História e Pedagogia, além de atrações convidadas.

Professores expõem poesias em mesas redondas e rodas de conversa

Para o professor Robison Pereira, do curso de pedagogia, a Balada realiza atividades importantes para os alunos entenderem sobre cultura e poesia de uma forma dinâmica. “Para nós do campus de Floriano receber a Balada Literária é de extrema satisfação, tendo em vista que um dos homenageados, o Élio Ferreira, é fruto do nosso campus. Além dos homenageados, convidamos outros profissionais da área de Letras e Cultura de referência em Floriano para apresentações culturais e rodas de conversa de relevância social”,   pontua.

A aluna Kássia Tapety, do 4° período de pedagogia, destaca a proposta do projeto como uma melhor forma de enxergar a Literatura. “Achei que o projeto vem com uma proposta interessante, como o Próprio Marcelino Freire diz, ‘celebrar a Literatura sem frescura’, nos diverte, trazendo fundamentação teórica, nos dando oportunidades de conhecer e nos aprofundar nos autores homenageados, importante pra todos da academia. Vejo principalmente pra mim, como futura cientista da educação”, ressalta.

Alunos prestigiam a 14° Balada Literária

A Balada Literária ainda será realizada em dois campi da instituição. Confira a programação:

  • Campus Professor Alexandre Alves (Parnaíba): 02/05 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): 13 e 14/08 (manhã e tarde)

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br