8 de Abril de 2019

Curso de biologia da UESPI promove ação social sobre prevenção de doenças parasitológicas

Por Arnaldo Alves
O curso de biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, realizou mais uma edição do Projeto Parasitoses, com a coleta de exames de fezes, hemogramas, colesterol e glicose, entre os dias 26 de março e 5 de abril, no bairro Pedra Mole (Teresina). A ação social conta com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Associações de Moradores da Região e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Última Dias.

O projeto social é idealizado desde o ano de 2016 e beneficia famílias de diferentes comunidades da capital piauiense. Ao todo, neste ano, foram atendidas 230 pessoas. Na maioria crianças e adolescentes, entre 3 e 15 anos, e seus responsáveis, com idades a partir de 18 anos.

Participantes da ação

Segundo a professora do curso de biologia da UESPI e coordenadora da ação, Simone Mousinho, o projeto faz parte da disciplina de Parasitologia e surgiu como uma forma de retribuir para sociedade aquilo que os alunos aprendem em sala de aula. “Ao longo desses anos, atendemos mais de 300 crianças. Temos por objetivo identificar as principais parasitoses intestinais em crianças  e adolescentes de 3 a 15 anos de idade, atendendo também seus responsáveis”, explicou. Para ela, o projeto tem relevância por ser parte de uma disciplina em sala de aula e ser uma ação social gratuita para toda comunidade.

Alunos do 6° e 7° período participam da ação. O aluno Michael Costa destaca que essa iniciativa leva conhecimento e educação para a população mais carente. “Temos o intuito de esclarecer as famílias os cuidados necessários com relação a higiene pessoal, ao hábito de tomar água filtrada e lavar as mãos corretamente. Além disso, é importante conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação regulada, bem como apresentar outros métodos utilizados em benefício da saúde”, disse.

Atendimento a comunidade

Comunidade sendo atendida no projeto

Os exames realizados serão entregues a população no dia 08 de junho, na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Pedra Mole. De acordo com os resultados, as famílias receberão um kit de higiene pessoal para crianças, chinelos como forma de prevenção contra ancilostomose, um filtro e remédios para vermes. Também haverá palestras educativas e atividades lúdicas envolvendo jogos e brincadeiras sobre saúde ambiental, higiene, formas de tratamento da água e higienização de alimentos para toda comunidade.

Coleta de exames

Estarão presentes no evento farmacêuticos, médicos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista, pedagogos, dentre outros profissionais ligados a saúde e ações voluntárias. Os interessados em contribuir através de doações de materiais, que serão distribuídos no dia evento ou serem voluntários na ação, devem entrar em contato com a professora, Simone Mousinho, através do telefone: (86) 98829-7133

Saiba mais sobre o projeto

comunicacao@uespi.br