Notícias

3 de Abril de 2019

UESPI discute liberação de recursos no FNDE em Brasília

A Representante Institucional da Universidade Estadual do Piauí em Brasília, Fernanda Isís Cordeiro, participou de uma audiência, nesta terça(02), com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, Carlos Alberto Decotelli, o governador Wellington Dias, e os senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, para discutir a liberação dos recursos do FNDE oriundos da bancada parlamentar do Piauí.

Na audiência foram discutidos a relação do SESu -MEC e o FNDE no parecer dos convênios das universidades públicas estaduais e a liberação de recursos para a UESPI no FNDE.  Onze convênios aguardam o repasse dos recursos pelo órgão.

Audiência com o presidente do FNDE

Audiência com o presidente do FNDE em Brasília

Segundo o Pró-reitor de Planejamento e Finanças(Proplan), Isídio Sousa, dentre os convênios, estão inclusos: a reforma do campus de Uruçuí e aquisição de equipamentos para o Núcleo da Terceira Idade; aquisição de equipamentos para o campus de Oeiras; a reforma de espaço para o Núcleo de Prática Jurídica; construção de salas de aula do Centro de Tecnologia e Urbanismo; a construção do campus de Oeiras; aquisição de material de consumo; a construção de áreas de convivência em diversos campi da universidade e aquisição de equipamentos mobiliários; aquisição de material permanente; aquisição de equipamento para o laboratório de enfermagem; proposta de financiamento de bolsas para residentes do Hospital Getúlio Vargas. Os convênios somam um valor de R$10.513.235,96. As emendas foram destinadas pelos parlamentares Elmano Férrer, Assis Carvalho, Regina Sousa, Rodrigo Martins, Nazareno Fonteles e Heráclito Fortes.

Para o reitor Nouga Cardoso a liberação dos recursos viabilizará um melhor funcionamento de muitos campi da universidade. “As emendas que estão lá são carimbadas, ou seja, tem uma destinação específica”, disse. Ele também destacou que a presença dos senadores e governador  na audiência contribui para uma maior atenção às demandas apresentada pela UESPI e a agilidade na liberação dos recursos.

Segundo a representante, Fernanda Isís, o presidente do FNDE se comprometeu em agilizar os procedimentos. “O professor Carlos Alberto Decotelli compreendeu a demanda e disse que os convênios com a UESPI estão sendo priorizados, não só quanto à prorrogação de vigência, mas também quanto à agilidade para liberação dos recursos financeiros pendentes, e que os termos de referência no sistema de convênios já estão sendo analisados para, em breve, ocorrer a liberação dos recursos”, finalizou.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br