20 de Março de 2019

Professora e ex-alunos da UESPI lançam livro sobre Síndrome de Down e práticas pedagógicas

Por Priscila Fernandes

O livro “Síndrome de Down: A inserção do lúdico no seu conhecimento” será lançado hoje (20) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no auditório do Palácio Pirajá, às 17h30. A obra é um projeto desenvolvido pela Prof. Msc. Maria de Jesus e os ex-alunos Lorena de Jesus e  Francisco Fernando, que tem o objetivo de trazer um repensar sobre as práticas pedagógicas com crianças com Síndrome de Down.

O projeto tem como foco contribuir para as instituições do ensino, mostrando formas de lidar com crianças que têm deficiências de maneira inclusiva. Os autores abordam as diretrizes do lúdico e como tal prática pedagógica pode ajudar essas crianças a desenvolverem melhor. O lançamento também será em alusão ao dia internacional da Síndrome de Down  que é celebrado anualmente em 21 de março.

O livro será lançado hoje, às 17:30, no auditório do Palácio Pirajá

A professora Maria de Jesus, uma das autoras do livro, fala da importância da discussão do assunto no âmbito social. “Ao longo das nossas pesquisas fomos buscar formas de levar a criança com Síndrome de Down à socialização igualmente as outras crianças. No livro vamos mostrar como em todos os contextos de aprendizagem, convivência e entre outros, nós levamos o lúdico para a criança. Os resultados foram bem satisfatórios”, ressalta. A entrada para o lançamento do livro é gratuita e contará com atrações musicais.

O projeto

Este livro faz parte das atividades do projeto aprovado pela PREX em novembro de 2018.  O projeto que dará origem a muitos outros livros, apresentará estudos e pesquisas. O Grupo de Estudo em Educação Inclusiva e dos Processos em Desenvolvimento e Aprendizagem (GEIDA) tem a finalidade de contribuir socialmente e ampliar o conhecimento discutido e produzidos na UESPI, promovendo um repensar sobre as práticas pedagógicas.

comunicacao@uespi.br