15 de Março de 2019

UESPI e PMT ofertam curso de programação nas escolas municipais

A Universidade Estadual do Piauí  em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina realiza projeto Letramento em Programação para professores e alunos da rede municipal de ensino. O projeto também é realizado em conjunto com o Instituto Ayrton Senna (AIS) e o Centro Unificado de Inovação Aplicada (CUIA).

O curso acontece em dez escolas municipais e com as turmas do Programa Cidade Olímpica Educacional, projeto da Prefeitura. Os professores do curso de computação da UESPI, José Bringel e Thiago Sousa, acompanharão os alunos durante o curso, que tem duração de quatro anos. O projeto será divididos em quatro módulos: criação de histórias animadas,  jogos de computadores, aplicativos para PC e para celulares e  programação aliada à robótica.

Professor José Bringel no lançamento do projeto nesta terça(12)

Professor José Bringel no lançamento do projeto nesta terça (12)

Segundo o professor Bringel, a função do curso é aprimorar os conhecimentos dos professores  e alunos na área tecnológica. “Os encontros com os professores serão realizados mensalmente.  Nós temos esse papel de formar os professores que repassarão para seus alunos o que estão aprendendo. Da capacitação participam 10 professores e 2 estagiários”, disse. Durante os encontros também serão trabalhadas metodologias ativas de educação integral juntamente com os conceitos digitais.

Segundo o professor, a parceria da UESPI com a Prefeitura foi possível devido ao histórico de relacionamento com o projeto Lagoas Digitais feito em 2014. “Nesse projeto nós tínhamos essa mesma finalidade de ensinar programação para crianças”, ressalta.

Primeiro encontro de formação dos professores

O projeto visa a participação dos jovens na criação de tecnologia. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), mentora do projeto, tem a ideia de promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes das escolas de Teresina.

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br