Notícias

15 de Março de 2019

UESPI e PMT ofertam curso de programação nas escolas municipais

A Universidade Estadual do Piauí  em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina realiza projeto Letramento em Programação para professores e alunos da rede municipal de ensino. O projeto também é realizado em conjunto com o Instituto Ayrton Senna (AIS) e o Centro Unificado de Inovação Aplicada (CUIA).

O curso acontece em dez escolas municipais e com as turmas do Programa Cidade Olímpica Educacional, projeto da Prefeitura. Os professores do curso de computação da UESPI, José Bringel e Thiago Sousa, acompanharão os alunos durante o curso, que tem duração de quatro anos. O projeto será divididos em quatro módulos: criação de histórias animadas,  jogos de computadores, aplicativos para PC e para celulares e  programação aliada à robótica.

Professor José Bringel no lançamento do projeto nesta terça(12)

Professor José Bringel no lançamento do projeto nesta terça (12)

Segundo o professor Bringel, a função do curso é aprimorar os conhecimentos dos professores  e alunos na área tecnológica. “Os encontros com os professores serão realizados mensalmente.  Nós temos esse papel de formar os professores que repassarão para seus alunos o que estão aprendendo. Da capacitação participam 10 professores e 2 estagiários”, disse. Durante os encontros também serão trabalhadas metodologias ativas de educação integral juntamente com os conceitos digitais.

Segundo o professor, a parceria da UESPI com a Prefeitura foi possível devido ao histórico de relacionamento com o projeto Lagoas Digitais feito em 2014. “Nesse projeto nós tínhamos essa mesma finalidade de ensinar programação para crianças”, ressalta.

Primeiro encontro de formação dos professores

Primeiro encontro de formação dos professores

O projeto visa a participação dos jovens na criação de tecnologia. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), mentora do projeto, tem a ideia de promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes das escolas de Teresina.

 

 

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.