Notícias

15 de Março de 2019

Inscrições para o cadastro de projetos PIBIC e PIBITI começam nesta segunda (18)

Por Clayton Gomes

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2019-2020 começam na segunda-feira (18/03) e se estendem até o dia 27 de abril. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) disponibiliza 205 bolsas, sendo 198 para o PIBIC e 7 para o PIBITI.

Os Programas têm como objetivo geral o apoio às atividades de pesquisa científicas realizadas por docentes e discentes da Universidade. Eles contribuem para a formação de recursos humanos para a pesquisa; proporcionam ao bolsista, orientado por seu pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; qualificam estudantes para ingresso nos programas de pós-graduação e potencializam o processo de formação de mestres e doutores.

Podem ser apresentados até quatro projetos de pesquisa pelo (a) orientador (a), em consonância com as linhas de pesquisas dos Grupos de Pesquisa aos quais o proponente se encontra vinculado. Os projetos submetidos deverão estar de acordo, exclusivamente, com o modelo presente no edital PIBIC/PIBITI 2019-2020, e devem refletir originalidade, coerência teórico-metodológica, relevância e viabilidade técnica e financeira. (Confira o modelo aqui)

Cada pesquisador poderá submeter no máximo 04 projetos de pesquisa PIBIC/PIBITI, contendo 01 (um) discente por projeto. Será concedida o máximo de 02 (duas) bolsas PIBIC/PIBITI por pesquisador. Os cinco pesquisadores doutores com maior produção científica, que tiverem solicitado mais de duas bolsas em proposta ranqueada (nota final), terão direito a uma terceira bolsa.

As inscrições ao PIBIC/PIBITI 2019-2020 podem ser realizadas exclusivamente no site do SIGPROP, por meio do preenchimento dos dados cadastrais do (a) orientador (a), cadastro da área de conhecimento da CAPES onde o pesquisador deseja que o seu projeto de pesquisa seja avaliado, cadastro do Currículo Lattes, preenchimento da planilha de produção acadêmica, cadastro do projeto de pesquisa, cadastro do (a) discente e geração do comprovante de submissão da proposta.

Após a inscrição e, consequentemente, a apresentação do projeto de pesquisa, o mesmo será avaliado por um comitê formado por: membros diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Comitê Interno de Pesquisa e Inovação Tecnológica (CIPITI) e por consultores Ad hoc. O resultado será divulgado no dia 26 de julho.

Confira o EDITAL

 

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br