Notícias

14 de Março de 2019

Campus de Oeiras recebe primeiro dia de atividades da 14° Balada Literária

Por Priscila Fernandes

Nesta quarta-feira (13) aconteceu o primeiro dia da programação da 14° Balada Literária. O evento contou com mesas redondas de tema: Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude e A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras e também shows culturais. As apresentações ocorreram no campus Prof. Possidônio Queiroz e no Mirante Morro da Cruz, em Oeiras.

A  palestra de abertura foi ministrada pelo professor e poeta Élio Ferreira, onde o docente fez uma análise e leu a carta de Esperança Garcia. “Fizemos uma análise da carta de acordo com os parâmetros literários. É uma narrativa dos escravos de reivindicação dos direitos humanos, e a partir disso fizemos essa leitura observando o papel que ela exerce como texto percursor da literatura brasileira”, pontuou.

 

Participantes recebem poesias e textos para análise

O evento também contou com mesas redondas de discussão.  A professora Lucineide Barros foi uma das ministrantes da mesa redonda de tema: A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras. “Evidenciamos a trajetória histórica de Paulo Freire, sua obra, que é conhecida e respeitada mundialmente e contribuições gerais à educação libertadora, baseada na conscientização, na palavração, na dialogicidade, na amorosidade e no protagonismo das pessoas oprimidas, uma perspectiva que denominamos Educação Popular”, concluiu a professora.

Participantes contam com discussões

No final das discussões literárias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir um show lítero-musical da Banda Mustang, no Morro da Cruz.

Programação da Balada Literária:

  • Campus Josefina Demes (Floriano): 10/04 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Professor Alexandre Alves (Parnaíba): 02/05 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): 13 e 14/08 (manhã e tarde)

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br