Notícias

12 de Março de 2019

3ª edição do CINEPSI promove debate motivacional nesta sexta (15)

Por Clayton Gomes

O Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove nesta sexta-feira (15), às 9h, no Auditório do NEAD (Núcleo de Educação à Distância), campus Torquato Neto, a 3ª edição do CINEPSI. O evento conta com uma série de discussões sobre a temática “Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade”.

Aberto para toda a comunidade acadêmica, o projeto CINEPSI exibirá o filme “Mãos talentosas”. O longa-metragem conta a história verdadeira de um neurocirurgião que superou obstáculos para se tornar um profissional de fama mundial e mudar a história da Medicina.

O jovem Ben Carson não tinha muitas chances. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé no jovem. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom, a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um neurocirurgião.

Para a psicóloga da UESPI e coordenadora do projeto, Mariane Siqueira, o filme traz grandes ensinamentos e é bastante motivador. “O filme fala sobre a capacidade de resiliência, isto é, a capacidade de superar e buscar soluções para as adversidades. Nessa perspectiva, será trabalhada a questão motivacional dos participantes, principalmente nesse momento de volta às aulas para alguns e de início de uma nova etapa para outros”, pontua.

CINEPSI

O CINEPSI é um projeto promovido pelo Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele tem a intenção de promover quinzenalmente um ciclo de discussões sobre a temática “Psicologia e Mídias Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade”.

O evento tem como objetivo discutir de forma interativa assuntos relacionados à saúde mental com os participantes. O projeto prevê uma série de exibições de filmes, episódios de séries e documentários. Após as projeções, o Serviço de Psicologia realiza uma reflexão a respeito de conteúdos que estão em discussão na contemporaneidade.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.