22 de Fevereiro de 2019

I Jornada Científica de Biologia debate a preservação da Caatinga

Por Arnaldo Alves

Pensando na conservação do meio ambiente e em futuras pesquisas na área, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove entre os dias 24 e 26 de abril I Jornada Científica de Biologia, com o tema: Conhecendo a Caatinga, no campus Professor Barros Araújo, em Picos. O evento abordará as áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia.

A programação contará com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, concurso de fotografia e atuações culturais com os objetivos de conhecer o bioma da caatinga, entender o seu impacto na sociedade e possibilitar a produção estratégica mais eficiente de conscientização ambiental no município.

Segundo o organizador da Jornada e membro do centro acadêmico de Biologia, Francisco Ramon, a Caatinga é um bioma pouco abordado e que não possui muitas pesquisas. “Se as pessoas pudessem conhecer esse bioma, elas entenderiam a importância, a riqueza e os impactos que ele tem sob a sociedade”, afirma.

Ele acrescenta  que o evento foi projetado pensando na diminuição do desmatamento na caatinga. “Pensamos em um evento que possa gerar mais conhecimento sobre o assunto para a população. Trazer a questão da conservação do meio ambiente, principalmente com o uso sustentável dos recursos disponíveis é um dos feitos que queremos atingir com a Jornada”, explica.

Inscrições

O evento é destinado a professores, alunos da ciência da natureza e toda comunidade em geral. As inscrições estão abertas até 24 de abril e podem ser feitas na coordenação do curso. A Jornada disponibilizará certificados com carga horária de 40h no valor de R$20 reais para palestras e R$ 10 reais para minicursos.

comunicacao@uespi.br