7 de Fevereiro de 2019

Administração Superior e Deputada Iracema Portella visitam obras da Pista de Atletismo da UESPI

Por Clayton Gomes

Nesta manhã (07), a Administração Superior da UESPI e a deputada federal Iracema Portella (Progressistas-PI) visitaram as obras da segunda fase da Pista de Atletismo de padrão internacional da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A construção desta etapa é realizada pela empresa Recoma Construções, Comércio e Indústria Ltda. O custo é de R$ 2.587.172,95 (Dois milhões, quinhentos e oitenta e sete mil, cento e setenta e dois reais e noventa e cinco centavos).

A segunda fase da pista de atletismo corresponde a implantação de acessórios

Os recursos para a construção da pista são oriundos do Ministério do Esporte, através de emenda parlamentar apresentada ao Orçamento Geral da União pela deputada Iracema, no valor de R$ 9.475. 021, 062. O valor utilizado na obra total foi de aproximadamente de R$ 7 milhões. Na primeira fase foram utilizados R$ 4.368.307,75 dos mais de R$ 5 milhões previstos inicialmente. A segunda fase foi orçado um valor de R$ 4.434.689,40 e foram utilizados R$ 2.587.172,95. A obra vai ser construída com uma economia de R$ 2,5 milhões em relação ao valor destinado inicialmente pelo Governo Federal, que representa 26% do total previsto.

Para a deputada, o resultado da emenda parlamentar é gratificante. “A pista trará benefícios para o curso de Educação Física e para comunidade. Os alunos terão uma ótima estrutura para desenvolver suas habilidades. Ela será importante, também, na descoberta de novos talentos para o atletismo piauiense”, disse a Iracema Portella.

Administração superior e a deputada Iracema Portella durante a visita

O reitor Nouga Cardoso afirma que a Pista será de grande importância para a universidade. “É um ganho para os discentes em formação e aos professores, pois poderão orientar trabalhos de iniciação científica, de especialização e, futuramente, de mestrado e doutorado com aparelhamento de qualidade internacional. Além disso, nossos atletas poderão competir de forma igualitária com atletas de todo o país e até do mundo”, pontua.

Os acessórios implementados nesta segunda fase da obra são: Piso para revestimento da pista; Guia de alumínio, meio fio, removível; Caixa completa de salto longo/triplo; Caixa de salto com vara; Tampa de caixa de salto com vara; Obstáculo do fosso; Gaiola para lançamento de disco/martelo com rede; Círculo para lançamento de peso 2,135; Suporte do círculo de lançamento de peso; Círculo de disco 2,50; Redutor de círculo disco/martelo.

comunicacao@uespi.br