Notícias

11 de Dezembro de 2018

Residentes da UESPI realizam atividades com idosas na Potycabana

Por Priscila Fernandes

A VI Turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com a Unidade Básica de Saúde Tânia Melo, realizou nesta terça-feira (11) o “MoviMente no Parque”. O evento foi realizado no Parque Potycabana e contou com atividades ao ar livre para mulheres da terceira idade.

O objetivo da atividade estava voltada em proporcionar o bem estar dos participantes por meio de práticas corporais, atividades físicas e do contato com a natureza, criando hábitos saudáveis. As atividades programadas contemplaram o bem estar em seus três aspectos: físico, social e mental.

Alongamento antes das atividades

De acordo com a residente Arilene Maria, as atividades são importantes para o bem-estar dessas participantes já que contemplam não só o físico, mas trazem práticas integrativas e complementares, como meditação, métodos da medicina chinesa, pilates, entre outros. “O MoviMente é um projeto que nós estamos fazendo pelo território do Monte Castelo. As mais frequentes no projeto são essas mulheres já da terceira idade, que se empenham sempre nas nossas realizações”, ressalta.

Participantes fizeram caminhada pelo Parque

A residente afirma, ainda, que o projeto tenta proporcionar práticas acessíveis à essas pessoas. “Elas participam e a gente tenta ao máximo oferecer práticas que oportunizam vários benefícios, dentre eles eliminar o estresse causado pela rotina diária e melhorar o condicionamento físico, mantendo o corpo e a mente mais saudáveis”, acrescenta.

Residentes e participantes do MoviMente

Para a participante do projeto, Silvia Ferreira, o projeto ajudou na reconstrução de uma vida saudável. “Eu tinha  parado de fazer exercício físico por conta da rotina, mas uma amiga me falou do projeto MoviMente e eu resolvi participar. Pra mim essas práticas estão sendo muito importantes, tenho estado bem melhor fisicamente e também mentalmente, está sendo muito bom”, finaliza.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br