7 de Dezembro de 2018

Pesquisa na formação dos professores encerra discussões do II Fórum das Licenciaturas

Por Arnaldo Alves

Pesquisa na formação dos professores é tema de discussões do último de programação do “II Fórum das Licenciaturas: A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão: uma agenda para o projeto de formação de professores da UESPI”. O evento realizado no Centro de Formação Antonino Freire, em Teresina, conta com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

Público presente no evento

Segundo a coordenadora do evento, Prof. Me. Lidenora Araújo, o Fórum contribui no crescimento acadêmico e profissional dos professores e alunos. “O evento se constitui como um momento de avaliação e observação sobre as ações e pesquisas que estão sendo feitas na instituição,” pontua.

O Reitor Nouga Cardoso  esteve prestigiando o evento e destacou a constante transformação da sociedade em virtude do momento de atualização sobre as políticas educacionais. “Incentivamos projetos que envolvam ensino, pesquisa e extensão porque entendemos que esses são os pilares da educação e de construção dos ideais humanos,” disse.

Reitor Nouga Cardoso no momento de sua fala

Após isso, foi realizada uma palestra mediada pela Profa. Dra Bárbara Melo e ministrada por Pedro Pereira dos Santos da UFPI (Universidade Federal do Piauí). A temática abordada foi a pesquisa na formação dos professores. “A pesquisa é um dos elementos centrais construtivos da nossa formação política, social e cultural. Debater sobre ela, é um dever nosso como educadores”, disse o palestrante.

Profa. Dra Bárbara Melo com o palestrante Prof. Dr. Pedro dos Santos,

Profa. Dra Bárbara Melo com o palestrante Prof. Dr. Pedro dos Santos

A programação ainda contou com uma mesa redonda sobre Os Mestrados Profissionais e a Formação dos Professores. Pela tarde haverá a apresentações de grupos de trabalho envolvendo os projetos dos cursos de licenciatura, as atividades de extensão dos cursos de graduação e a pesquisa na formação dos professores.

O Fórum é realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg) e Pró-Reitoria de Extensão (Prex) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação (CEE/PI).

comunicacao@uespi.br