Notícias

7 de Dezembro de 2018

Pesquisa na formação dos professores encerra discussões do II Fórum das Licenciaturas

Por Arnaldo Alves

Pesquisa na formação dos professores é tema de discussões do último de programação do “II Fórum das Licenciaturas: A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão: uma agenda para o projeto de formação de professores da UESPI”. O evento realizado no Centro de Formação Antonino Freire, em Teresina, conta com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

Público presente no evento

Público presente no evento

Segundo a coordenadora do evento, Prof. Me. Lidenora Araújo, o Fórum contribui no crescimento acadêmico e profissional dos professores e alunos. “O evento se constitui como um momento de avaliação e observação sobre as ações e pesquisas que estão sendo feitas na instituição,” pontua.

O Reitor Nouga Cardoso  esteve prestigiando o evento e destacou a constante transformação da sociedade em virtude do momento de atualização sobre as políticas educacionais. “Incentivamos projetos que envolvam ensino, pesquisa e extensão porque entendemos que esses são os pilares da educação e de construção dos ideais humanos,” disse.

Reitor Nouga Cardoso no momento de sua fala

Reitor Nouga Cardoso no momento de sua fala

Após isso, foi realizada uma palestra mediada pela Profa. Dra Bárbara Melo e ministrada por Pedro Pereira dos Santos da UFPI (Universidade Federal do Piauí). A temática abordada foi a pesquisa na formação dos professores. “A pesquisa é um dos elementos centrais construtivos da nossa formação política, social e cultural. Debater sobre ela, é um dever nosso como educadores”, disse o palestrante.

 Profa. Dra Bárbara Melo com o palestrante Prof. Dr. Pedro dos Santos,

Profa. Dra Bárbara Melo com o palestrante Prof. Dr. Pedro dos Santos

A programação ainda contou com uma mesa redonda sobre Os Mestrados Profissionais e a Formação dos Professores. Pela tarde haverá a apresentações de grupos de trabalho envolvendo os projetos dos cursos de licenciatura, as atividades de extensão dos cursos de graduação e a pesquisa na formação dos professores.

O Fórum é realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg) e Pró-Reitoria de Extensão (Prex) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação (CEE/PI).

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br