7 de Dezembro de 2018

Inscrições para Escola Popular de Formação Política encerram na quarta-feira (12)

Por Priscila Fernandes

As inscrições para o projeto de extensão “Escola Popular de Formação Política” da coordenação do curso de História, campus Clóvis Moura, encerram na quarta-feira (12). Estão sendo ofertadas 60 (sessenta) vagas, além do cadastro de reserva, sendo 30 (trinta) vagas para participantes de Movimentos Sociais e 30 (trinta) vagas para a Comunidade Universitária e geral.

O projeto tem objetivo fomentar reflexões sobre a história política do Brasil a partir de conceitos chaves de interpretação, tais como Estado, política, partido político, sociedade civil, movimentos sociais, intelectuais e educação popular. Além de incentivar a integração do conhecimento e experiências adquiridas pelos participantes da Escola ao longo dos encontros e debates de formação, bem como promover a troca de experiências entre os participantes da Escola (alunos e professores).

Tendo como público-alvo pessoas que atuam em várias áreas sociais, como agentes de movimentos sociais e comunidade educativa em geral , dentre outros, a Escola de Formação baseia-se na compreensão dos conceitos chaves de explicação: Estado capitalista, sociedade civil, democracia, partido político, intelectuais, movimentos sociais, educação popular.

De acordo com a professora Rosângela Assunção, um das organizadoras do projeto, a Escola é um projeto que busca uma revalorização política e o incentivo à participação da sociedade. “O projeto busca a familiarização dos indivíduos com a política. Não podemos nos abster ou nos furtar de discussões nos ambientes nos quais nós estamos envolvidos. Isso serve para reforçar nossa democracia e o direito de falar respeitando o outro”, pontua.

Os encontros acontecerão em dois dias de cada mês de Janeiro até Setembro, confira o cronograma das aulas:

1.ESTADO CAPITALISTA: 25 e 26 de janeiro de 2019

2. DEMOCRACIA:  22 e 23 de fevereiro de 2019

3. SOCIEDADE CIVIL: 22 e 23 de março de 2019

4. MOVIMENTOS SOCIAIS: 17 e 18 de maio de 2019

5. PARTIDO POLÍTICO: 5 e 6 de julho de 2019

6. INTELECTUAIS: 23 e 24 de agosto de 2019

7.EDUCAÇÃO POPULAR: 13 e 14 de setembro de 2019

Para inscrever-se acesse o site do projeto.

Confira o edital.

comunicacao@uespi.br