6 de Dezembro de 2018

II Fórum de Licenciaturas debate formação profissional e base curricular

Por Priscila Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), deu inicio ao “II Fórum das Licenciaturas: A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão: uma agenda para o projeto de formação de professores da UESPI”, nesta quinta-feira (06), no Centro de Formação Antonino Freire, em Teresina. O primeiro dia de evento contou com a discussão de temas como a formação profissional e política educacional e a curricularização.

Mesa de Honra da Cerimônia de Abertura

A palestra de abertura, ministrada pela Prof. Dr. Cristiane de Sousa , teve como tema “Os cursos de licenciatura: Formação em questão?”. Nessa reflexão a professora buscou abordar sobre quais as condições que as universidades brasileiras dão ao processo de formação das licenciaturas. “Eu trouxe algumas premissas de alguns filósofos que falam da educação para que  possamos discutir sobre o tema. É importante que possamos entender as políticas educacionais dentro das universidades para que, a partir disso, melhorarmos cada vez mais o processo de melhora do âmbito da educação”, pontua.

Prof. Dra. Cristiane de Sousa e Prof. Me. Lidenora Araújo

Além disso, as mesas redondas trouxeram temas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), curricularização das atividades de extensão, atual contexto político-educacional e a pesquisa na formação dos professores.

De acordo com o vice-reitor, Evandro Alberto, é preciso discutir a formação para que a partir disso a universidade se torne formadora de educadores cada vez mais capacitados. “No contexto social e político em que se encontra o nosso país é necessário que nós, como instituição formadora de profissionais, sempre estejamos realizando esse debate para que possamos entregar para a sociedade profissionais tecnicamente preparados e comprometidos com uma educação eficiente”, ressalta.

Vice-reitor Evandro Alberto na Cerimônia de Abertura

O aluno do 5° período do curso de Geografia, Marcos Vinícius Lima, afirma que o Fórum é uma forma de entender e acrescentar sua formação acadêmica, e, com isso, tornar-se um profissional melhor futuramente. “A importância do Fórum está na compreensão do que eu vou encontrar daqui pra frente e como lidar com as questões profissionais e políticas da licenciatura que escolhi”, destaca.

Alunos e professores participam do debate

De acordo com a Prof. Me. Lidenora Araújo, organizadora do evento, o Fórum só tem sentido com o envolvimento social e acadêmico. “É gratificante observar que todos realmente se empenharam em acrescentar no nosso Fórum que traz discussões tão relevantes socialmente, que são os projetos de formação do profissional em licenciaturas. Ao longo dos dois dias de evento a programação conta com o debate de ideias e questões necessárias para a melhora da atual conjuntura política e social em que vivemos”, explica.

O Fórum é realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg) e Pró-Reitoria de Extensão (Prex) em parceria com Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação (CEE/PI).

O evento tem continuidade nessa sexta-feira (7/12). Confira a programação.

comunicacao@uespi.br