Notícias

8 de Novembro de 2018

Inscrições abertas para evento “UESPI Negra” em São Raimundo Nonato

Por Priscila Fernandes

As inscrições para o ciclo de atividades “Uespi Negra: Quilombo, Território e Identidade” encerram na próxima quarta-feira (14/11). O encontro, que está sendo organizado no campus Ariston Dias Lima, acontece de 19 a 21 de novembro, em São Raimundo Nonato.

A Uespi Negra é voltada para todos os públicos, com o intuito de incluir todo o âmbito social e acadêmico. As discussões presentes no encontro  são interdisciplinares e abordam assuntos de todas as áreas.

O evento, que ocorre na semana no Dia da Consciência Negra (20/11), tem como foco principal discutir sobre as questões quilombolas, seus territórios, a identidade do negro e da negra,  na semana que recorda a luta dos negros contra a escravidão e preconceitos alicerçados nas raízes sociais.

A palestra de abertura trará uma reflexão sobre “Memória e Consciência Racial, Desafios do Racismo na Sociedade Brasileira Contemporânea”. Será ministrada pelo professor PhD Gustavo Durão e o professor Rodrigo Wanderley. A discussão tem a importância de possibilitar a problematização de maneira ampla as lutas sociais que os negros ainda enfrentam na atualidade.

De acordo com a professora Marlla Almeida, diretora do campus e organizadora do evento, o evento é importante tanto para o contexto em que vivemos tanto para a conscientização social. “Temos como objetivo fazer esse debate na questão do negro na sociedade atual, principalmente dentro do ambiente acadêmico. O nosso papel como formadores de opinião e educadores é fazer essa extensão para quebrar esses paradigmas sociais”, pontua a professora.

Ainda segundo ela, o intuito é atingir todos os cursos e também a sociedade. “Estamos promovendo um evento interdisciplinar que não foca em áreas específicas, mas em todas para que todos os nossos alunos sintam-se à vontade para participar e se envolver”, acrescenta.

Além de palestras e debates, os três dias de evento contarão com oficinas e minicursos culturais. A Associação Cultural Coisa de Nego proporcionará oficinas sobre Beleza Negra e Dança Afro, com 20 vagas cada um, entre outras oficinas e minicursos que remeterão à temática cultural africana.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14/11, na biblioteca do campus Ariston Dias Lima e custa R$20,00, com direito a um minicurso ou oficina. O evento possui certificação e carga horária de 30 horas.

Confira a programação.

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
comunicacao@uespi.br